Portal IFNMG - Curso Técnico em Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso Técnico em Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2016, 14h01 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 20h52

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Apresentação

O curso Técnico em Meio Ambiente é oferecido aos alunos que tenham concluído o Ensino Médio (Modalidade Subsequente) ou estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em outra instituição (Modalidade Concomitante). Formar profissionais capacitados para compreender, desenvolvendo sua capacidade crítica a respeito das diversas atividades tecnológicas, econômicas, produtivas e sociais que afetam o meio ambiente, sendo também capazes de propor alternativas de solução e/ou de prevenção, para a melhoria e conservação da qualidade ambiental, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.

Nome do curso: Curso Técnico em Meio Ambiente
Modalidade: Presencial
Tipo: Concomitante/Subsequente
Habilitação:Técnico em Meio Ambiente
Ano de implantação: 2016
Ato de autorização: Resolução CS nº13/2015 (Portaria 0843/2015)
Total de vagas ofertadas anualmente: 35
Número de vagas ofertadas por turma: 35
Formas de acesso: Processo Seletivo
Número de vagas disponibilizadas: 100% Processo Seletivo
Periodicidade de ingresso: 1º Semestre de cada ano
Turno de funcionamento: Noturno
Tempo para integralização do curso: Tempo mínimo de quatro semestres e máximo de oito semestres.
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Não se aplica

Perfil do egresso:

O curso em Técnico em Meio Ambiente do Campus Diamantina objetiva formar profissionais possam atuar nas seguintes situações:

Coleta, armazenamento e interpretação de informações, dados e documentações ambientais; Colaboração na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais; Auxílio na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; Atuação na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem; Identificação das intervenções ambientais, analisando suas consequências; Operacionalização da execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Projeto Pedagógico do Curso - PPC: PPC - Curso Técnico em Meio Ambiente

Matriz Curricular do Curso: Matriz Curricular

Coordenação:

emerson

Nome do Coordenador: Emerson Delano Lopes
Formação: Engenharia Florestal
Titulação: Mestrado em Fitotecnia
Portaria de Nomeação: 29/12/2009 (DOU 30/12/2009 – pág. 249)
Telefone: (38) 3531-2153
Horários e local de atendimento: 14:00h às 18:00h 19:00h às 23:00h. Sala de coordenações do IFNMG - Campus Diamantina. (Rua da Glória, 187).

Corpo Docente:

Formação / titulação

Emerson Delano Lopes

Engenharia Florestal / Doutorando em Biocombustíveis (UFVJM)

João Antônio Motta Neto

Engenharia Agronômica / Mestre em Ciência do Solo (UFV)

Paulo Marinho Oliveira

Engenharia Agrícola /

Doutor em Agronomia (UFLA)

JúnioJáber

Licenciatura Plena em História / Mestrado em Saúde, Sociedade e Ambiente (UFVJM)

Maria Alice Gomes Lopes Leite

Formação: Sistemas de Informação / Especialização Redes de Computadores (Esab)

Colegiado: Não se aplica.

NDE:

Regulamentos do Curso: