Portal IFNMG - O Dia Internacional da Mulher é comemorado com muita alegria e reflexão no Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

O Dia Internacional da Mulher é comemorado com muita alegria e reflexão no Campus Diamantina

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 14h54 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 15h02
imagem sem descrição.

No dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, o campus Diamantina promoveu na Casa da Chica da Silva o 1º Saberes Femininos, em que o poder da troca de conhecimentos e da valorização dos saberes foi o ponto de partida para a realização do evento.

A iniciativa surgiu a partir do curso FIC (Formação Inicial Continuada) "Corpo, Arte e Empoderamento Feminino", também oferecido pelo IFNMG - Campus Diamantina, com o objetivo de proporcionar às alunas a experiência de transmissão de suas habilidades e talentos pessoais. Logo surgiu a proposta de paceiria com UFVJM, que também preparou uma programação com oficinas de vários saberes femininos compartilhados por artistas da cidade e da região.

As oficinas pretenderam, por meio de dinâmicas e confecção de artesanatos, refletir sobre as violências e as lutas que marcam a existência da mulher na sociedade. Segundo a Coordenadora do curso de Teatro do IFNMG-Campus Diamantina, Mariana Emiliano, que também esteve à frente da organização:

" A realização desse encontro é fundamental para a reflexão sobre nossa atuação na sociedade, e mostra com o IFNMG pode construir, junto à comunidade, novos espaços de conhecimento e formação. Também fortalece nossa parceria com a UFVJM e com o IPHAN, que nos abriu as portas da Casa da Chica, que é, para as mulheres brasileiras, um símbolo de força, inteligência e poder, que influenciou sua época e cuja memória permanece na cidade de Diamantina. Celebrar o 8 de março neste espaço é reconhecer seu papel, assim como o de todas mulheres que trabalham todos os dias para a construção de nossa história".

Com a programação, foi possível orientar os participantes em vários aspectos, especialmente no que diz respeito ao papel da mulher no contexto atual. Através das formas, cores, canto e dança, elas expressaram-se criativamente, transmitindo sentimentos e emoções, favorecendo a expressão artística, além de envolver a percepção de espaço e importância do universo feminino no dia a dia.

Fim do conteúdo da página