Portal IFNMG - Alunos e servidores do Campus Diamantina participam da 6ª edição do SIC Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos e servidores do Campus Diamantina participam da 6ª edição do SIC

Publicado: Segunda, 01 de Maio de 2017, 10h07 | Última atualização em Segunda, 01 de Maio de 2017, 10h07
imagem sem descrição.

Alunos e servidores do Campus Diamantina participam da 6ª edição do Seminário de Iniciação Científica - SIC do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Neste ano o maior evento de Pesquisa do IFNMG foi realizado na cidade de Almenara, situada na micro-região do Baixo Jequitinhonha. Foram muitas as horas na estrada...mas como valeu! A experiência de participar do evento científico e integrar com os demais campi do Instituto ficou na bagagem de cada um.

A programação, do dia 25 a 28 de abril, contou com palestras, mesas-redondas, espaços para apresentação de trabalhos científicos, minicursos e eventos culturais e recebeu comitiva dos 11 campi do IFNMG. A comunidade acadêmica, em especial os alunos, foram instigados ao envolvimento com a Pesquisa e a Inovação num clima de muita descontração. Opa! Mas sem perder o rigor científico, que a brincadeira é séria!

Marco histórico

Esta foi a primeira participação de alunos do Campus Diamantina num evento que reúne todos os campi e também a primera vez em que os alunos participam do SIC. O Diretor Geral do Campus Diamantina, prof. Júnio Jáber, destaca o momento como um marco histórico e completa: "por ser um evento de pesquisa, demonstra que o campus já tem uma trajetória de trabalhar com a investigação científica para os alunos e com os alunos do ensino médio concomitante/subsequente".

Para a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Diamantina, profa. Flor Murta, o evento superou as expectativas. "Um evento grandioso e feito com o envolvimento de muita gente. A aposta do Comitê de Pesquisa é de que eventos como este despertem o interesse dos alunos pela pesquisa e inovação e que eles mesmos possam também instigar seus colegas e professores".

Diversidade e Integração

Com área territorial imensa, o IFNMG abriga quatro regiões (nordeste e norte de MG, Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e a diversidade que tem nela.

Assim, o SIC é um grande espaço de troca de ideias, conhecimentos e experiências. É um momento para se conhecer e reconhecer aqueles que, espalhados pelos 11 campi, têm interesses em comum. E também o momento de olhar para além do seu campo de atuação ao perceber assuntos, abordagens e especificidades locais até então desconhecidos.

Olhar atento

A participação dos alunos no evento contribui ainda para demonstrar a eles o que é um campus do porte do IFNMG, uma vez que o campus Diamantina ainda funciona num espaço cedido.

O prof. Alyson Trindade, coordenador do Eixo Tecnológico Comunicação e Informação do Campus Diamantina, sabe muito bem o que significa isto. "Cheguei para trabalhar no Campus Almenara no dia de inauguração do campus e fiquei aqui de 2010 a 2015 e acompanhei o processo de estruturação do campus. Agora, em 2017, venho de Diamantina para a participação no SIC e vejo o campus bem mais estruturado do quando eu saí daqui".

Confira tudo o que aconteceu no SIC pelo portal http://ifnmg.edu.br/