Portal IFNMG - Festa do Teatro em Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Festa do Teatro em Diamantina

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 15h58 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 16h03
imagem sem descrição.

Agosto trouxe um gostinho especial para o IFNMG Campus Diamantina. O Curso Técnico em Teatro comemorou um ano de nascimento no dia 3 deste mês, e os presentes chegaram com a alegria de ver o trabalho sendo reconhecido.
Dois desses presentes foram as premiações de nossos alunos no 34º Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha - FESTIVALE. O estudante Allef Heberton recebeu o prêmio de melhor intérprete da Noite Literária “Victor Alves”, que aconteceu no dia 26/07/2017, em Felício dos Santos. E Regiane Farias ganhou o 2° lugar de melhor poesia com seu texto "A menina com os olhos do Jequitinhonha".
A Noite Literária é um concurso de poesias de autores do Vale do Jequitinhonha que acontece no FESTIVALE, um dos maiores eventos culturais do Brasil e da América Latina. O festival acontece desde 1980, sempre em uma cidade do Vale do rio Jequitinhonha. O IFNMG parabeniza os dois artistas do Vale pela participação e premiação no FESTIVALE!

Outros presentes

Além da presença marcada no FESTIVALE, o curso de Teatro fechou o 1º semestre de 2017 com momentos inesquecíveis. A Mostra de Teatro - Cenas Curtas foi um deles. Com direção do professor Daniel Alberti e preparação corporal da professora Flor Murta, os estudantes da primeira turma fizeram uma pequena temporada no Teatro Santa Izabel, apresentando cenas preparadas ao longo do semestre letivo. Em duas noites de espetáculo, a turma lotou o teatro e levou a plateia ao delírio com cenas cômicas baseadas em textos do dramaturgo Fernando Lira. O grande sucesso foi marcado também pela imensa procura dos espectadores - muitas pessoas voltaram para casa sem ver as cenas, devido à lotação esgotada do Teatro Santa Izabel.
Outro momento marcante foi o encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada - FIC- Corpo, Arte e Empoderamento Feminino. Com a Mostra Corpo Morada, as alunas apresentaram um pequeno espetáculo de dança, enchendo a Casa da Chica da Silva de luzes, cores e energia feminina. Com direção da professora Mariana Emiliano, o curso resultou na formação do grupo de dança Tribo Corpo Raiz, que já se apresentou com o Coletivo Corpo em Movimento, novo coletivo de dança da cidade de Diamantina.
E a novidade do ano é a entrada da segunda turma do curso técnico em Teatro. Com 35 novos futuros artistas, servidores do campus Diamantina se preparam para novos projetos, dando continuidade ao processo de ensino e formação em Artes Cênicas.
Comemoramos com muito gosto o aniversário do nosso curso, que em seu primeiro ano de existência já abriu as portas para novos talentos, firmou parcerias com instituições da área cultural e tem mostrado à Diamantina e região o poder que a Arte tem!
Vida longa ao Teatro no IFNMG! Que continue o espetáculo!