Portal IFNMG - Realização da 1ª FECEAD do IFNMG Campus Diamantina foi um sucesso! Ir direto para menu de acessibilidade.

Realização da 1ª FECEAD do IFNMG Campus Diamantina foi um sucesso!

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 11h38 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 13h27

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Diamantina, através da sua Diretoria Geral, da Diretoria de Ensino e da Coordenação de Ensino à Distância, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, promoveram nesta Terça-feira, dia 29/08/2017, a 1ª FECEAD – IFNMG (Feira do Centro de Referência em Educação à distância e Projetos Especiais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais).  O evento foi considerado um sucesso, tanto para os organizadores quanto para o público presente. Os trabalhos expostos pelos alunos dos cursos EaD tratam-se do fechamento do último módulo de todos os cursos da Rede e-Tec da oferta 2015/2017 oferecidos no polo.

fecead2.jpg

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio. As aulas são ministradas gratuitamente, viabilizadas em regime de colaboração entre União, estados e municípios.

O ensino à distância (EaD) vem conquistando cada vez mais relevância na sociedade e no mercado de trabalho. A Coordenadora do Polo Diamantina, Valéria Cantídio afirma que "a grande procura por cursos EaD pode ser explicada por um fator bastante simples: o acesso à educação para quem não tem tempo ou condições de se deslocar até uma escola ou universidade. Existe uma demanda no país que não consegue ser atendida pelos meios tradicionais de ensino. Nesse sentido, o aluno à distância tem essa flexibilidade para estudar de casa, no intervalo do trabalho, e fazer os próprios horários. Por isso, muitas pessoas que já trabalham optam pela modalidade”, explica.

fecead1.jpg

O Diretor Geral do IFNMG Campus Diamantina, Professor Júnio Jáber, deu abertura ao evento e enfatizou em seu discurso a importância da modalidade de ensino à distância oferecida pelo Instituto Federal, que requer inúmeros meios de comunicação, uma equipe multidisciplinar e espaço adequado capaz de assegurar acesso a uma educação profissional de qualidade a uma grande parcela da população, que de outra forma não teria essa possibilidade. Para ele, "hoje é a celebração de um processo positivo, em que ficamos muito satisfeitos ao ver que o Campus está cumprindo o seu papel. Estamos trabalhando no sentido de fazer o Campus crescer e se modificar, mas sem perder a nossa essência e sua qualidade. Mais do que profissionais, queremos formar também pessoas melhores". Ele enalteceu ainda a relevância da formação à distância em Minas Gerais, dada a sua amplitude geográfica, características regionais e áreas de difícil acesso. O Diretor parabenizou toda a equipe de servidores presentes, incluindo tutores, docentes, técnicos administrativos, bem como o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, e demais envolvidos no processo de organização do evento, que foi elogiado por todos.

fecead6.jpg

O evento aconteceu no Mercado Velho e dentre as atividades programadas destacaram-se, além da presença dos alunos expositores com seus trabalhos de conclusão, palestra motivacional, apresentações artísticas dos alunos do curso técnico em Teatro do IFNMG Campus Diamantina, uma peça com alunos do curso de Libras e atrações musicais. Foram ao todo 143 formandos do polo de Diamantina.

O Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Diamantina agradece a presença de todos, e deseja que os formandos tenham sucesso em sua caminhada, já que portam agora mais uma parcela de conhecimento necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.