Portal IFNMG - Campus Diamantina promove a 2ª Gincana Estudantil - “A Solidariedade nos enriquece” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Diamantina promove a 2ª Gincana Estudantil - “A Solidariedade nos enriquece”

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 17h20 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 09h21

capa1

Através da Coordenadoria de Extensão do campus Diamantina e com o apoio de diversos setores, principalmente de professores e do Núcleo Pedagógico, no dia 17 de agosto de 2019 (sábado letivo), na sede do IFNMG-Campus Diamantina, foi realizada a 2º Gincana Estudantil: “A solidariedade nos enriquece”, que contou com a participação de alunos e servidores do campus. Foi um dia festivo em comemoração ao dia do Estudante, que culminou no encerramento das principais provas da Gincana.

Em uma dessas provas, o objetivo foi incentivar a doação de sangue para contribuir com o estoque do Hemominas da cidade e da região. Foram feitas 22 doações, e a prova consistia na apresentação do maior número de comprovantes por equipe. Como a maioria dos alunos tem menos de 16 anos, valia pontos a doação realizada por terceiros (parentes, amigos, etc). A ação foi muito válida, pois além de aumentar a doação durante o período serviu de concientização para os adolescentes que estão prestes a entrar na faixa etária de doador.

A outra prova antecipada consistiu na arredadação de donativos para o Asilo Frederico Ozanam e outras entidades benificentes na cidade de Diamantina. Foi divulgada uma lista dos itens que seriam arrecadados e atribuída uma pontuação de acordo com a importância dos itens para o asilo. Ao final do balanço, constatou-se o sucesso desse prova. Foi uma quantidade bastante expressiva, como por exemplo, as 562 peças de roupas arrecadadas (agasalhos, cobertores, camisas, etc). Tivemos ainda a arrecadação de centenas de quilos de alimentos, materiais de limpeza, produtos de uso farmacéutico e de higiene pessoal.

O envolvimento dos alunos foi algo muito gratificante, no dia da Gincana pudemos perceber a alegria dos discentes ao ver todos aqueles itens adiquiridos. Com brincadeiras tradicionais de gincana, foi uma manhã de entretenimento, solidariedade e serviu também de interação entre as turmas do Ensino Médio Integrado com as turmas dos Cursos Técnicos Concomitante/Subsequente.

Ao final, sagrou-se campeã a equipe do 1º ano do Curso Integrado de Meio de Ambiente.

A premiação foi simbólica. Como o própio nome da gincana sugere, o maior prêmio foi o despertar do espírito solidário nos alunos, e a ajuda concreta para aqueles que tanto precisam de um apoio da sociedade.

laranja

 rosa

lilas

 

EQUIPE REALIZA A ENTREGA DOS DONATIVOS A ENTIDADES DE DIAMANTINA

doacao

Na semana seguinte à gincana, os donativos foram entregues às diversas entidades filantrópicas. A quantidade arrecadada foi suficiente para ajudar além do Asilo Frederico Ozanam, outras instituições como a Vila Educacional de Meninas – VEM - e a ONG Viva Diamantina.

 doacao1

 

RELATO DO ASILO DE IDOSOS - CASA FREDERICO OZANAM

asilo1 

A Casa Frederico Ozanam é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e de assistência social, situada na cidade de Diamantina - MG. Foi inaugurada em 30 de setembro de 1978 e desde então já abrigou centenas de idosos carentes, graças à colaboração de almas caridosas que nos ajudam a dar prosseguimento a esse trabalho por meio de doações e voluntariado.

A diretoria vigente e composta pela Presidente Elvira do Rosário Caldeira, a Vice Presidente Eurides Fernandes Araújo, a Tesoureira Aline de Oliveira Rodrigues e a Secretária Idener Luana Moura. Todos os membros da diretoria são voluntários e não recebem nem um tipo de remuneração.

Atualmente a Casa Frederico Ozanam abriga 30 internos, sendo 9 homens e 21 mulheres, dentre eles temos 3 acamados e 5 cadeirantes.

Os cuidados dos internos estão a cargo de 15 colaboradores que trabalham em escala de 12 por 12 horas para que eles tenham assistência 24 horas.

A casa também conta com a colaboração permanente de algumas voluntárias que, também são idosas, elas começaram o seu trabalho há 40 anos, em 1979. Inicialmente elas consertavam e confeccionavam roupas para os internos, hoje, além de pequenos reparos elas confeccionam panos de pratos, cachecóis, luvas, toucas e sapatinhos de lã, que são vendidos em uma feira e a verba destinada ao asilo. Também contamos com o apoio da comunidade local que nos atende prontamente em momentos mais difíceis.

Manter o estabelecimento não é tarefa fácil para os que estão à frente desse compromisso, mas a fé e a certeza de que Deus age nos corações das pessoas para que essa obra nunca termine, sustenta essa Instituição e motiva a todos na tentativa de oferecer aos nossos internos uma vida com mais dignidade e qualidade. São ações como essa, promovidas em parceria com os nossos amigos e benfeitores que permitem que a O Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam seja um lar para os nossos internos e que os mesmos, tenham mais conforto, alegria e bem estar.

As finanças da casa são limitadas a 70% do beneficio dos internos, o aluguel de uma casa que pertence a instituição, a colaboração esporádica de algumas doações em conta e eventualmente a casa realiza alguma ação em conjunto com nossos voluntários para levantar fundos. Todo o recurso é destinado a pagamento de salário e pagamento de fornecedores de alguns itens alimentícios e de medicamentos. Infelizmente estamos em débito com os pagamentos dos nossos fornecedores, devido a despesas que não eram previstas em nosso orçamento. E por isso toda ajuda é muito importante e bem vinda.

Em visita a nossa instituição o Coordenador de Extensão do IFNMG, senhor Cleiton Lisboa Mota, conheceu um pouco da nossa realidade e juntamente com os alunos do IFNMG promoveu uma gincana que arrecadou produtos de limpeza, de higiene pessoal, alguns alimentos e roupas que foram doados para nossa instituição. São atitudes como essa que nos ajudam muito com o custo de nossas despesas e é de grande importância para nossa casa. Não fossem as doações e as ações de pessoas como vocês que se mobilizam pela causa, não seria possível manter a Casa Frederico Ozanam.

E em nome de cada um de nossos internos a direção da Casa Frederico Ozanam, gostaria de agradecer imensamente por esse ato de solidariedade e rogamos ao Criador que os abençoem e os convidamos para vir nos visitar quando quiserem.

Elvira do Rosário caldeira

Presidente – Asilo de Idosos - Casa Frederico Ozanam

Contas em nome do Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam

Caixa Econômica Federal 

Ag: 0112

C/C: 500753-8

Operação: 03

Banco do Brasil

Ag: 0344-1

C/C: 9587-7

Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam

CNPJ: 00.276.487/0001-30

Rua São Vicente, nº64 – Bairro: Consolação

CEP: 39100-000, Diamantina/MG

Tel: (38)3531-1977

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de visita: Todos os dias de 14hs às 17hs.

asilo2

 

HISTÓRICO DA VEM – VILA EDUCACIONAL DE MENINAS

A VEM, criada em 21 de Dezembro de 1993 pelo casal suiço Irene e Bernardo Bislin, é uma unidade de prestação de serviços da Sociedade Protetora da Infância. Tem como finalidade atender e acompanhar crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 06 a 18 ano no contra turno escolar. A entidade atende atualmente 80 meninas, e tem entre suas atividades a arte culinária, corte e costura, bordado, artesanato, música, dança, pintura, reforço escolar, educação e saúde, educação ambiental, esporte e lazerm formação humana e social, atendimento psicológico e apoio médico e odontológico.

vem

 

HISTÓRICO DA ONG VIVA DIAMANTINA

logo ong

Já a ONG Viva Diamantina é um grupo específico para solidadiedade, sem objetivos políticos ou promoção pessoal, que tem ajudado famílias em extrema situação de pobreza da cidade. Através do Instagram @ong_viva podemos constatar as diversas ações realizadas pela entidade.

 

Depoimento da Coordenadora da Ong Viva Diamantina

O trabalho voluntário é uma ação de duas faces. De um lado a alegria e satisfação de poder ajudar, de ter condições de se doar um pouco para o outro se aprofundando no que realmente significa empatia e solidariedade. No entanto, é angustiante assistir a desigualdade, a falta de oportunidades. Incompreensível na verdade!

Essa experiência é única e muito íntima, porque acabamos por nos envolver nas histórias contadas, sentidas ou presenciadas. Todas as vezes que participamos das doações, entregamos muito mais do que os bens materiais, mesmo que os de necessidades básicas, doamos um pouquinho de nós. Carinho, abraços, esperanças, confortos. Não é uma questão altruísta trata- se de uma troca, pois voltamos para casa sabendo exatamente o que se deve dar valor.”

Professora Nara Lúcia Mesquita de Moraes.

post ong1

 

CRIANÇA ESPECIAL TAMBÉM É BENEFICIADA COM DOAÇÃO

Além das entidades, atendendo a indicação da funcionária Tânia (equipe terceirizada), foram entregues alguns donativos ao menino Arthur, que tem problemas de saúde e pertence a uma família carente. A criança vive praticamente deitada em uma cama e respira com ajuda de um aparelho, por traqueostomia.

A Coordenação de Extensão e a Direção Geral do Campus Diamantina agradecem a todos os envolvidos na realização desta importante ação!

Fim do conteúdo da página