Portal IFNMG - Professores do IFNMG campus Diamantina publicam artigo em Revista Internacional! Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG campus Diamantina publicam artigo em Revista Internacional!

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 09h19 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 13h05

Os professores Janaínne Nunes Alves e Bruno Lopes de Farias, das áreas de química e de informática, respectivamente, publicaram no mês de outubro (último) um interessante artigo na área educacional, em revista internacional (qualis A3). De acordo com a autora, o artigo apresenta reflexões considerada a pesquisa feita no campus Diamantina, que busca desenvolver seus trabalhos considerando posturas inter e transdisciplinares, de modo a efetivar processos de ensino-aprendizagem mais eficazes.

 “Nosso artigo evidenciou o poder transdiciplinar do núcleo integrador a partir do uso de geotecnologias, na disciplina "Revolução dos Mapas", que foi origem desta pesquisa em formato de objeto educacional”, declarou a Professora Janaínne.

A pesquisa analisa e associa conteúdos curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao uso de softwares de geoprocessamento como recursos didático-pedagógicos. O resultado foi uma sequência didática sistematizada pela combinação de tecnologia, inovação e dinamismo como recursos ao estímulo e desenvolvimento da capacidade de aplicação de tecnologias emergentes. Assim, foi proposta, pelos autores, uma reflexão acerca das atuais metodologias de ensino a partir da apresentação de uma abordagem transversal do conhecimento com acesso a diversas áreas do saber, tais como Física, Geografia, Química, Matemática, História, dentre outras.

A busca de estudos que propiciem a inter e transdisciplinaridade tem sido alvo de reflexões e análises no interior do IFNMG-Diamantina. A produção e, por conseguinte, a leitura do artigo dos professores vêm corroborar com tais reflexões, efetivando uma proposta que vem sendo perseguida pela equipe de docentes do campus.

Acesse o artigo na íntegra em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1996

Fim do conteúdo da página