Portal IFNMG - Lideranças Estudantis se reúnem no IFNMG campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Lideranças Estudantis se reúnem no IFNMG campus Diamantina

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 07h22 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 07h28

Em entrevista com a Presidente do Grêmio Estudantil sobre o encontro de Lideranças Estudantis, promovido pela atual gestão: “Integração” a Presidente, Laura Jordana Vieira de Melo, deu-nos os seguintes esclarecimentos:

 O encontro ocorreu no dia 13/11/2019 no próprio campus, motivado inicialmente por demandas institucionais, que promovem um Encontro entre os campi. Entretanto a gestão Integração, na pessoa de sua presidente Laura Jordana, assumiu a importância de se fazer tal encontro local a fim de que fossem discutidos assuntos específicos do campus Diamantina. A escolha da data foi de comum acordo com as lideranças (eleitas por seus pares, ainda no início do ano letivo), sendo este o dia em que todxs poderiam participar.

As lideranças (representantes de turma, representantes discentes nos Colegiados e o Grêmio) discutiram temas como: saúde mental no Campus, Inclusão: questões de racismo, LGBTfobia e assédio, ensino e infraestrutura do/no campus e evasão escolar.

A reunião possibilitou a escuta das lideranças e teve como convidados especiais os servidores – Júnio Jáber (Diretor Geral), Laura Cristina Brandão (Diretora de Administração e Planejamento do IFNMG campus Diamantina). O Grêmio, que tem mandato até maio de 2020, a partir da escuta das Representações Estudantis, construiu um documento em que foram elencados os problemas e as possíveis sugestões/encaminhamentos para cada um dos problemas apontados. 

Em relação às discussões sobre a saúde mental no campus, observou-se a necessidade de atendimento especializado a partir também da ampliação dos horários de atendimento do serviço de Psicologia; em relação às demais questões como racismo, LGBTfobia, a proposta se encaminhou no sentido de que sejam construídos grupos de discussão, com a promoção de rodas de conversas, debates, ou outras ações que envolvam mais a comunidade escolar, de modo a alcançar a sua adesão.

Esse compilado de questões levantadas e de encaminhamentos foi apresentado ao corpo discente e encaminhado ao  Diretor Geral, Júnio Jáber, a fim de que sejam dados os encaminhamentos e apoios necessários para a implementação das propostas.

 

Fim do conteúdo da página