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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Técnico em Eletrotécnica - Integrado

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 09h14 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 14h50

 

O Curso Técnico em Eletrotécnica objetiva promover a formação de Técnicos em Eletrotécnica com visão ética, humanística e técnica para atender plenamente as características e as especificidades delineadas para essa profissão, priorizando nas suas ações laborais a viabilidade técnico-econômica e a sustentabilidade social, como forma de atender ao compromisso com o desenvolvimento socioeconômico local e regional.

- Nome do curso: Técnico em Eletrotécnica
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Integrado
- Habilitação: Técnico em Eletrotécnica
- Ano de implantação: 2020
- Ato de autorização: Resolução CEPE nº 25, de 15 de março de 2022
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: Integral
- Tempo para integralização do curso: Mínimo: 3 anos; Máximo: 6 anos

- Perfil do egresso: o profissional terá habilidades e conhecimentos para desenhar layouts, diagramas e esquemas elétricos correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos; elaborar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais; elaborar orçamentos de instalações elétricas e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo/benefício; aplicar técnicas de medição e ensaios visando à melhoria da qualidade de produtos e serviços de plantas elétricas industriais; auxiliar na avaliação das características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas elétricas, aplicando os fundamentos matemáticos, físicos e químicos em processos de controle de qualidade; realizar o controle de qualidade dos bens e serviços utilizando critérios de padronização e mensuração; planejar e executar a instalação de equipamentos e máquinas elétricas, especificando materiais, acessórios, dispositivos e instrumentos; coordenar equipes de trabalho que atuam na instalação, montagem, operação e manutenção elétrica em geral, incluindo elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; otimizar sistemas de instalações e manutenção elétrica, propondo incorporação de novas tecnologias e medidas para o uso eficiente e racional da energia elétrica; aplicar normas técnicas associadas à saúde e segurança do trabalho e meio ambiente; aplicar normas técnicas em processos de fabricação, instalação, manutenção e operação de máquinas e equipamentos, utilizando catálogos, manuais e tabelas; operar máquinas elétricas, equipamentos e instrumentos de medições eletroeletrônicas;  implementar sistemas automatizados utilizando controladores lógicos programáveis; atuar na divulgação técnica de bens e serviços produzidos na área eletroeletrônica; compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática nas diversas áreas do saber. iniciativa, criatividade e responsabilidade para exercer liderança; capacidade para trabalho em equipe; utilização adequada da linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social; conhecimento das formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e a preparação básica para o trabalho; formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; compreensão da sociedade, sua gênese, transformação e os múltiplos fatores que nela intervém, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social; capacidade de associar conhecimentos de disciplinas e áreas distintas; cumprimento de metas e prazos estabelecidos; aplicar habilidades sociolinguísticas, a fim de interagir como cidadão globalizado capaz de inserir-se no mundo do trabalho por meio da comunicação em outros idiomas; ser um profissional ético e humano, utilizando os processos técnicos em favor do desenvolvimento regional, atentando-se para a responsabilidade social no meio onde está inserido.

 

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