Portal IFNMG - Pós-Graduação em Teatro e Educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação em Teatro e Educação

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h14 | Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 11h16

O Especialização em Teatro e Educação, objetiva qualificar recursos humanos na grande área da Educação, e na área específica do Teatro, promovendo, a professores que não são formados em artes cênicas, o acesso às metodologias, conceitos básicos e fundamentos teórico-práticos do jogo teatral e da cena contemporânea, em seus diálogos com a educação, com o foco na elaboração de projetos interdisciplinares em teatro e educação.

- Nome do curso: Especialização em Teatro e Educação

 - Modalidade: Educação a Distância

- Tipo: Especialização

- Habilitação: Especialista em Teatro e Educação

- Ano de implantação: 2021

- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 137, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2021

- Total de vagas ofertadas: 120

- Número de vagas ofertadas por polo: 40

- Formas de acesso: Processo Seletivo

- Número de vagas disponibilizadas: 120

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)

- Tempo para integralização do curso: 12 meses

- Carga Horária: 380 horas

- Perfil do egresso

O egresso obterá as seguintes habilidades e competências:

  • - Elaborar projetos educacionais interdisciplinares com a área do teatro;
    - Identificar elementos cênicos, podendo agir criticamente com relação às diversas produções artísticas, reconhecendo aspectos da teatralidade e da performatividade neles presentes;
    - Agir como formadores de público, mediadores e/ou animadores culturais em suas escolas e comunidades;
    - Compreender criticamente a produção teatral e suas relações com processos educativos;

 

Projeto Pedagógico do Curso

 

Matriz Curricular do Curso

 

Coordenação

Dra. Mariana Emiliano Simões - Coordenadora do Curso

 

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Pedro Luis Braga Silva - Mestre

Daniel Alberti Perez -  Doutor

Antônio Carlos Soares Martins - Doutor

Gregório Hernández Pimenta - Mestre 

Calendário

Acesse o calendário do semestre do curso.

Acesse aqui

 

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

 

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

Acesse aqui

 

Regulamentos

Consulte os regulamentos do IFNMG

Acesse Aqui

  

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Acesse aqui

 

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.

Título do TCC Autor(es)
Teatro na Educação Infantil: uma possibilidade com o professor-personagem Ábias Ferraz de Oliveira
Jogos e Processos Improvisacionais Musicais para Teatro: proposições Adrio Schwingel
O Teatro como elemento integrador da Corporeidade, Emoção e Linguagem, a partir do
campo da experiência: Corpos, Gestos e Movimentos da BNCC
Alan Luis Vieira Valério
Alexandre Francisco Prudente de Siqueira
Programas Performativos no Ensino Médio por meio de narrativas autobiográficas Amarildo Alexandre de Paula Alonso do Carmo
Produção de Texto teatral e Protagonismo Juvenil, no Ensino Remoto Amauri Araújo Antunes
Formação em Cena: oficinas educacionais, com intersecção dos princípios de Paulo Freire
e Augusto Boal
Ana Maria da Silva
José Geraldo da Silva
O Teatros de Sombras em interface com a memória e a história de um lugar: apresentação
de uma história pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
Ana Maria Rocha Silva Gonçalves
O ‘CORPOMANTO’ e a costura da memória Ana Maria Tibaldi Basso
A ORIGEM DA RODA: Uma proposta pedagógica em teatro e dança Ana Paula Novais Pereira
DIÁLOGOS TEATRAIS: a situação da opressão à mulher na leitura de obras artístico-literárias SIQUEIRA, Andrea de Lima Siqueira
Marlúcia Ávila Bezerra
DO MITO À REALIDADE – A contação de histórias, como possibilidade de trabalho do
professor unidocente
Andréa Lúcia Garcia Lucena
Neiva Teresinha Azevedo Boos
Jogos Teatrais e Jogos Musicais Andréia Paccola de Souza
Jogos Teatrais para Jovens do século XXI Angela Rojo
Teatro na Escola: uma proposta de ensino/aprendizagem em Teatro Antônio Paulo Ferreira Lobo
Contação de Histórias e Palhaçaria: até as princesas soltam pum Ari Meneghini Santos
Sagrado, Performance e Religiosidade na humanização da escola Arilton Lopes Rocha
Um baú para contar histórias: a construção da personagem e o jogo teatral na educação
infantil
Calioppe Melo Viana
Proatividade na aprendizagem em educação ambiental: promovendo a sensibilização por
meio do Teatro do Oprimido
Cícera Maria da Silva Laurindo
Preservação da memória, usos e costumes da seresta de Diamantina MG: uma ação
pedagógica
Cinthia Alessandra Fonseca Rocha
Pedagogia na quadrilha de roda Clara Antônia de Jesus
Quem sou eu? Ao encontro da(s) identidade(s) afro-ameríndias Cláudia Pires Maués
Maria Gorete Firmino de Lima
Espetáculo Vidas Negras importam: a luta contra o preconceito e a discriminação racial Clóvis de Souza Oliveira
Entrelaçando os saberes tradicionais: alfabetização, letramento e o fazer teatral, potencializando
conteúdos no ambiente escolar
Délia Mayra Sena Santos
Nas toadas dos bois-bumbás em Paritins(AM): o fazer pedagógico intercruzando com seus ritmos
e sonoridades
Denilson Marques dos Santos
Os jogos teatrais na sala de aula AGUIAR, Dilcinéia Maria de Araújo
Oficina da Escuta Eliza Pragana Galvão
Teatro das Oprimidas: “nossas vozes, nossos corpos” Erleide Cunha Morais
Do fato ao ato passando em re-vista: sob os princípios do teatro de revista brasileiro para um fazer
teatral contemporâneo
Everton do Espírito Santo
Eu Sou Um Corpo Afro-Ameríndio! A Estética-Consciência Contra o Racismo Fabrício Manoel de Jesus
CulturARTE’S-Cênicas Fernanda da Silveira Souza
Patrícia da Silveira Souza
Aqui é África! Frederico da Luz Santana Filho
Quem canta um ponto encanta um conto: arte, corpo, memórias e diálogos integeracionais em
comunidades de saberes tradicionais
Gabriela Ferreira Curi
O Teatro e o Cordel: um espaço para novas perspectivas de poéticas individuais Iara Ribeiro
O Teatro e a transformação social na periferia urbana de Caxias do Sul - RS Idalzi Stockmans
Sandro Roberto de Moraes Martins
Os Jogos Teatrais como metodologia no reconto do conto potiguar A Princesa de Bambuluá Itanete Porpino de Paiva
Trabalhando a diversidade através dos jogos dramáticos e da literatura Izabel Cristina Menezes Santos Ovídio
Maria Aparecida dos Santos Ferreira
A Literatura Infantil Afro-brasielira e o Teatro Experimental do Negro: uma proposta pedagógica
em teatro e educação na escola
Jalison Nascimento
Poéticas ceno-musicais: preparação do grupo Confluir sob a luz da Pedagogia do Teatro do
Oprimido, para remontagem do espetáculo "Fantasia, o Musical"
Janete Florencio de Queiroz Alburquerque
Stória di nha Bairro (Estórias da minha Comunidade) João Paulo dos Santos Brito
Em busca de uma ludo-pedagogia: folguedos populares como recurso metodológico ao ensino do
Teatro
José Antonio Taveira Belo Júnior
Teatro e Dança: As Capacidades de Expressão dos alunos do Ensino médio. José Benício Soares Júnior
A Escrita da Cena: uma experiência teatral a partir da cenografia José Carlos da Silva Santos
Oficina de Movimentos e Artes Cênicas SANTOS, Júlio César dos
O Teatro e as Ciências da Natureza (Química e Biologia): entrelaçamentos disciplinares no processo
de ensino-aprendizagem para a cosncientização do descarte irregular de medicamentos
Kleber Alberton
Balaio Dançante. A bricandeira infantil como relato de memória Lenimara Machado Motta
Educação e Teatro do Oprimido: conhecimento e protagonismo contra o racismo Leniuce Sousa Carvalho
Mostra Estudantil Interdisciplinar - Teatro, Literatura e Audiovisual Lorena Lima Nascimento Vila Nova
Processos de Imersão em Arte: promovendo a criação coletiva a partir do Jogo Teatral Luciana Pires de Sá Requião
Semana do Teatro do Oprimido Luiz Augusto Negreiros Ribas
A Prática ViIEWPOINTS na Escola Maira Cibele Lima
A Interação Teatral usando conceitos da Perspectiva Marcos Roberto Morali Marin
Teatro do Oprimido: jogos em sala de aula Margareth Cardoso Serra
Nicolle Veronick Moreira de Faria
A criação teatral na Educação Infantil: um olhar reflexivo para as práticas do Teatro Ventoforte e
contribuições de Ilo Krugli
Maria Cleta dos Santos Andrade
Projeto Intervalo no Teatro: as constribuições do Teatro na formação do aluno-músico no
Conservatório Estadual Músical Lorenzo Fernandez
Marilda Eliana Soares
O Teatro Didático para a transformação de comportamentos no trânsito Marina Linhares Lino de Souza
Diálogos e reflexões pela paz a partir do teatro dialético Brechtiano Mary Ângela Maniva de Lima
Contra a Violência Doméstica, Vozes Oprimidas se Insurgem Meire Marcia Costa Martins Silva
Jogos cooperativos e teatrais como recurso de desenvolvimento das habilidades socioemocionais Melissa Cristina Nascimento Jordão
Mapeamento dos cursos para formação de professores de Arte no Estado do Rio de Janeiro Mônica Cristina Mesquita de Souza
A Reinvenção da careta na escola Valéria Rachid Otávio
Naílsa Vieira Silva
Jogos Teatrais no contexto da Educação Infantil Nilza Maria Domingues
A linguagem teatral com crianças na região periférica de Alfenas/MG: a rua,o jogo, a cena. Paula Regina Alvarenga
Projeto Eco Pedalada Teatral Robert alexandre Rodrigues
A História Local mediada pela Pedagogia Teatral: reconectando memórias e fortalecendo identidades Santina Aparecida Ferreira Mendes
Formação de leitores nos anos finais do Ensino Fundamental: a leitura do texto dramatúrgico como
recurso pedagógico
Sérgio Murilo Galvão Helal
Oficina de Teatro na escola: musicalidade e cenas. Shirlene Pereira Almeida
Jogos Teatrais em contextos de vulnerabilidade pessoal Simoni Jacomini de Souza
Arte Educação: teatro, Infância e Natureza Suely dos Santos Cruz Rodrigues
Teatro no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil: conexões de sensibilidades Tathiana Andrade Sanches
Maculelê - Rei da Valentia Thereza Cristina Artigas de Godoy
Teatro de Bonecos: recurso potencializador de habilidades e aprendizagem para o ensino Fudamental I Veronice Quaresma Valente

  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página