Portal IFNMG - Jogos digitais pedagógicos são desenvolvidos por professores e alunos do IFNMG Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 17h06 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 17h06

O IFNMG Campus Diamantina está unindo esforços e projetos para desenvolver ferramentas e qualificar estratégias de ensino durante a pandemia do Novo Coronavírus. Com o auxílio das tecnologias digitais, professores e alunos dos cursos técnicos integrados em Informática estão desenvolvendo jogos pedagógicos que devem funcionar como ferramentas interativas e mediadoras no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

A professora de química Janainne Nunes e o professor de informática Alyson Trindade ressaltam a importância da ação, considerando que “vivemos um momento de reflexão acerca das práticas pedagógicas, seja pela necessidade de adaptação imposta pelo distanciamento social, ou pelas alterações no perfil de discentes que ocorrem como reflexos das alterações sociais e da crescente inserção tecnológica”.

Os jogos estão sendo construídos para a plataforma Android por sua abrangência nos dispositivos móveis atuais e são produtos da unidade do núcleo integrador “gamificação” ministrada pelo professor Alyson Trindade e do projeto de pesquisa “Jogos educativos digitais como ferramentas destinadas ao ensino de química”, que conta com o auxílio da professora Janainne Nunces e das discentes dos cursos técnicos integrados em informática: Laura Miranda Lemes, Bruna Fernandes Rosa, Natallya dos Santos Paulino e Mayara Paixão de Lima.

Um dos jogos já se encontra disponível na Play Store, para usuários da plataforma Android. Acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=io.kodular.projqui.CodeCross01

Aproveite esse momento para estudar se divertindo!