Portal IFNMG - Última chamada para matrícula em Cursos FIC até 12 de agosto de 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.

Última chamada para matrícula em Cursos FIC até 12 de agosto de 2020

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 14h31 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 16h38
O IFNMG Campus Diamantina, por meio do Núcleo de Educação a Distância, está com matrículas abertas até 12 de agosto de 2020 para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada em Assistente de Produção Cultural, Condutor de Turismo em Espaços Culturais, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação e Patrimônio e Licitação, seguindo os termos do Edital 81/2019.
Em virtude do isolamento social, os cursos serão ofertados em modalidade integralmente a distância e estão abertos para interessados de todo o Brasil que cumpram as exigências mínimas de idade e formação.
Os cursos iniciarão na terceira semana de agosto e terão quatro meses de duração. Os cursistas matriculados terão aulas iniciais sobre informática básica e acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. As aulas serão ministradas e acompanhadas por professores e tutores qualificados. Ao final, os cursistas aprovados receberão certificados.
Para se inscrever basta preencher os formulários de requerimento de matrícula abaixo anexar os seguintes documentos digitalizados: RG (cédula de identidade), CPF (cadastro de pessoa física), histórico escolar (ou declaração) que comprove escolaridade mínima exigida para o curso. É possível fazer até duas matrículas em cursos ofertados pela rede federal de ensino.
Saiba mais sobre os cursos e participe destas oportunidades. Ensino público e gratuito de qualidade para a profissionalização do país.

Curso FIC de Assistente de Produção Cultural
Aula inaugural: 18 de agosto de 2020
Formulário para matrícula: https://forms.gle/MPFAScBh6tTTZbiq8
O curso é voltado para artistas, agentes culturais, gestores públicos e de organizações sociais, além de iniciantes interessados em atuar no campo cultural. As aulas terão um caráter prático de elaboração de um projeto cultural consistente e definição de um modelo de captação de recursos. Serão debatidos, com a participação de convidados, diferentes modos do fazer artístico e cultural, abrangendo circuitos do interior, saberes e festas tradicionais, especialmente dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O currículo envolve também conteúdos de produção de texto voltada para a área cultural, produção e gestão cultural, elaboração de projetos, marketing cultural e captação de recursos.

Curso FIC de Condutor de Turismo em Espaços Culturais
Aula inaugural: 21 de Agosto
Formulário para matrícula: https://forms.gle/HQ8A5j4hkT3nkKHG7
O curso é voltado para pessoas que trabalham na área turística, cultural e histórica. Atua na condução de visitantes e turistas em locais de interesse cultural existentes no lugar, desenvolvendo atividades interpretativas fundamentadas na história e memória local e em aspectos profissionais como segurança, linguagem clara e cortês e princípios socioambientais, contribuindo, deste modo, para a valorização e conservação do patrimônio existente. O objetivo do curso é formar profissionais com capacidade técnica, ética e política para atuarem na condução de visitantes e turistas em locais de interesse cultural existentes no lugar. Os currículos envolvem as disciplinas: o condutor cultural, patrimônio cultural: fundamentos, metodologia e pesquisa, geo-história: aspectos ambientais e históricos, história regional: cidades, lugares e atrativos.

Curso FIC de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação
Aula inaugural: 17 de agosto
Formulário para matrícula: https://forms.gle/HQ8A5j4hkT3nkKHG7
O objetivo do curso é formar profissionais com capacidade técnica, ética e política para atuarem para conduzir com segurança visitantes e turistas em espaços naturais e/ou áreas legalmente protegidas, orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos (sítios) turísticos existentes localmente. O condutor de turismo em unidades de conservação é um profissional que contribui com a proteção ambiental e auxilia no monitoramento dos impactos ambientais da visitação. Elabora e negocia roteiros de visitação em  ambientes naturais de forma articulada aos demais agentes envolvidos nas atividades turísticas.

Curso FIC de Patrimônio e Licitação
Aula inaugural: 20 de agosto
Formulário para matrícula:  https://forms.gle/MPFAScBh6tTTZbiq8
O objetivo do curso de Patrimônio e Licitação é formar profissionais com capacidade técnica, senso crítico e responsabilidade social e que estejam aptos a atuar na Administração Pública nos processos de Patrimônio Público, Materiais e Logística. O Egresso/profissional do curso será qualificado para entender as funções administrativas e ser capaz de atuar com eficiência nos processos de Patrimônio Público, Materiais e Logística da gestão pública municipal.