Portal IFNMG - Durante o SIC, IFNMG - Campus Diamantina lança livro sobre a construção dos cursos técnicos da unidade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 21h26 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 14h25

A noite desta terça-feira, 11/05, da programação do Seminário de Iniciação Científca (SIC) do IFNMG, sediado virtualmente pelo Campus Teófilo Otoni, contou com um momento especial: o lançamento do livro "Nós vemos vocês", do IFNMG - Campus Diamantina.

O projeto foi pensado a partir da necessidade de visibilidade do trabalho exitoso desenvolvido pela equipe de professores, técnicos, alunos, pais e terceirizados no processo de construção e implementação do Projeto Pedagógico dos Cursos integrados (PPC) do Campus Diamantina. E o resultado desse trabalho foi o Livro intitulado “Nós Vemos Vocês - Aprendizados, fundamentos e desafios na implementação de Cursos Técnicos na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Diamantina (2017 a 2019)” que reúne textos referentes ao processo de implementação dos cursos técnicos integrados e os primeiros resultados/análises de tal implementação.

Para a professora Dayse Lúcide, coordenadora do projeto, “é de grande importância divulgar à comunidade em geral a forma como foi desenvolvido todo esse processo, desde a concepção até a efetiva implantação dos cursos integrados, baseada na dialogicidade, na pluralidade de contribuições e na consideração de todos os envolvidos como protagonistas e sujeitos ativos em ação.”

O livro conta com 21 textos, divididos em sete partes: 1) Trajetórias, Gestão do Ensino e Compartilhamento de conhecimento; 2) Ressignificações; 3) Discussões em torno do currículo, práticas interdisciplinares e Núcleo Integrador; 4) Núcleo Integrador; 5) Representações, Avaliações e o que se espera da Escola; 6) Projetos e Residência Pedagógica; e 7) Outras conversas.

A maior parte dos textos foi escrita por servidores do próprio campus Diamantina, mas há também escritos de servidores de outras unidades.

Clique aqui para acessar o livro na íntegra

Confira abaixo a capa do livro, feita a partir de desenho da estudante do IFNMG - Campus Diamantina, Maysa Silveira da Silva, digitalizado e colorido pelo estudante Henrique Costa Barbosa, sob orientação do professor Pedro Braga.

Livro_Diamantina.jpg