Portal IFNMG - IFNMG lamenta a morte de frei Chico, ícone da cultura popular do Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 20h21 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2023, 20h21

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) lamenta profundamente o falecimento do frei Francisco Van der Poel, o querido frei Chico. Nascido na Holanda, atuava como religioso franciscano no Brasil desde a década de 1960 e faleceu aos 83 anos, em Belo Horizonte, no último sábado (14/01).

Frei Chico morou por muitos anos em Araçuaí e dedicou grande parte de sua vida à pesquisa e divulgação cultural do Vale do Jequitinhonha. Dentre outras ações, fundou o coral Trovadores do Vale e lançou o “Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil”, com 8,5 mil verbetes e 350 ilustrações relacionados à cultura do povo.

O IFNMG teve a felicidade de receber frei Chico em algumas ocasiões. Em 2016, coincidentemente no dia de seu aniversário, 3 de agosto, esteve em Diamantina, concedendo a aula inaugural do curso técnico em teatro do IFNMG - Campus Diamantina.

Em 2019, esteve no Campus Araçuaí com a artesã Lira Marques, cantando, tocando e palestrando sobre cultura popular e educação.

O IFNMG manifesta condolências aos familiares e amigos e expressa sua gratidão pelas inumeráveis contribuições de frei Chico para a cultura popular do Vale do Jequitinhonha, de Minas e do Brasil.

frei diamantina

Frei Chico com servidores e estudantes do IFNMG - Campus Diamantina durante aula inaugural do curso técnico em teatro, em 2016

freicapa

Frei Chico tocando durante palestra no Campus Araçuaí, em 2019. Foto: Lori Figueiró