Portal IFNMG - Matrículas dos aprovados nos cursos do IFNMG serão exclusivamente pela internet; para alguns cursos prazo já começa dia 19/04 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 10h46 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 11h53

Em razão do distanciamento social necessário para evitar a propagação do coronavírus, as matrículas dos estudantes aprovados nos cursos técnicos e superiores presenciais e a distância do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) para o primeiro semestre de 2021 serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio de ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelos campi.

Através da ferramenta eletrônica disponibilizada, os ingressantes poderão enviar cópias simples dos documentos obrigatórios, previstos nos editais. Os candidatos aprovados no processo seletivo que efetuarem a matrícula de forma online e tiveram a documentação deferida pelo campus ofertante, terão seus documentos físicos originais exigidos para verificação de autenticidade em momento posterior, definido pelo campus. Caso seja verificado que os documentos apresentados no momento da matrícula não presencial não conferem com os documentos originais, por ocorrência de fraude, o estudante, mesmo que já esteja matriculado e em curso, será desligado do IFNMG e terá seus atos passíveis de apuração na forma da Lei.

As matrículas pela internet poderão ser realizadas pelos candidatos aprovados tanto no processo seletivo próprio do IFNMG quanto no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo esta uma deliberação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, no âmbito do IFNMG e regulamentada pela Portaria Reitora nº 110/2021.

Cada campus do Instituto terá seus formulários, cronogramas e orientações próprias (acesse os links específicos ao final da matéria).

O prazo para realização das matrículas dos aprovados nos cursos superiores pelo SiSU é o único que é o mesmo para todos os campus: de 19 a 23 de abril, seguindo o calendário definido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para os aprovados nos cursos superiores no processo seletivo próprio do IFNMG, os cronogramas são diferentes, e começam a partir do dia 27 de abril. Para os aprovados nos cursos técnicos, as matrículas são a partir de 19 de abril, também com variação de datas entre os campi. Os cronogramas exatos serão publicados ainda nesta semana.

É de inteira responsabilidade do candidato aprovado, dentro do prazo estabelecido, apresentar todos os documentos exigidos ao IFNMG conforme definido pela unidade escolhida. O candidato é inteiramente responsável pelos documentos enviados e informações prestadas. O candidato selecionado que não efetuar a matrícula dentro dos prazos previstos e/ou não apresentar a totalidade dos documentos no prazo de convocação para matrícula, perderá o direito à vaga e estará excluído deste processo seletivo, sendo convocado o candidato subsequente.

É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento e o conhecimento do edital, dos prazos estabelecidos e das publicações realizadas pelo IFNMG e pela Fundação Cefet Minas referente aos processos seletivos.

Confira nos links abaixo as orientações e formulários específicos de cada unidade:

Cursos técnicos - Processo Seletivo do IFNMG:

Campus Almenara
Campus Diamantina
Campus Avançado Janaúba
Campus Januária
Campus Montes Claros
Campus Avançado Porteirinha
Campus Teófilo Otoni

Cursos superiores - Processo Seletivo do IFNMG:

Campus Almenara
Campus Montes Claros