Portal IFNMG - NAPNE promove palestra sobre Aprendizagem e os Transtornos do Desenvolvimento Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 13h58 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 08h53

Foto 01 Napne promove palestra sobre Aprendizagem e Transtornos

Equipe do NAPNE - Campus Salinas e a Neuropsicopedagoga Juliana Barbosa

No dia 05 de junho de 2019, aconteceu no Campus Salinas palestra proferida pela Neuropsicopedagoga Juliana Barbosa. O evento foi promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas (NAPNE) e contou com a participação de professores e técnicos administrativos deste campus.

A Neuropsicopedagoga Juliana abordou em sua fala sobre dificuldades de aprendizagem, englobando temas como inteligência, memória, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Dislexia, Discalculia, Disortografia e a influência da tecnologia no processo de aprendizagem.

Transtornos de aprendizagem são considerados um tipo de distúrbio do desenvolvimento neurológico e estão relacionados a uma dificuldade que o cérebro tem de obter, lembrar ou utilizar informações.  Esses transtornos prejudicam o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou ocupacional e podem envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas ou interação social.

A falta de informação costuma ser o principal obstáculo para o tratamento de pessoas com distúrbios de aprendizagem, dificuldade real muitas vezes confundida com falta de atenção ou de interesse. O tratamento consiste primeiramente na abordagem educacional - pedagógica e, também, terapêutica médica, comportamental e psicológica. A escola exerce papel fundamental nesse processo, tanto na identificação do problema, quanto no acompanhamento, oferecendo a estes alunos formas diversas de construção do conhecimento.

Foto 02 Napne promove palestra sobre Aprendizagem e Transtornos

Fonte: IFNMG - Campus Salinas/Ministério da Saúde