Portal IFNMG - Estudantes do Ensino Médio do Município de Salinas – MG, se destacam na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h42 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 13h33

Estudantes do Ensino Médio do Município de salinas – MG, se destacam na 23ª  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Medalhista OBA 2020

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma avaliação realizada anualmente pela sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) entre os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país. A olimpíada tem por objetivo despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências. Além disso, promover a difusão do conhecimento de forma lúdica e cooperativa. A prova de nível 4 foi realizada de forma online nos dias 11 e 12 de novembro de 2020,com a duração de 3 horas, em uma plataforma desenvolvida pela comissão organizadora. A avaliação foi composta por 10 questões de conhecimentos em Astronomia e Astronáutica.

O projeto da residência pedagógica do curso de Licenciatura em Física elaborou e executou um planejamento com o objetivo de incentivar, orientar e de fazer um acompanhamento dos conteúdos que são cobrados na prova. Nesse contexto, foi montada uma sala no classroom, disponibilizando materiais de pesquisa, somados a execução de seminários e discussões de forma síncrona, nos quais foram discutidos conceitos de questões cobradas em provas anteriores e complementaram com a elaboração de simulados. Com isso, foi proporcionado aos estudantes um ambiente de discussão e verificação de aprendizagem de conceitos básicos que fazem parte de temas cobrado na prova.

Os integrantes do projeto de Residência Pedagógica que trabalharam diretamente com os alunos foram Clayton Ramos da Silva, Sílvia Magalhães Xavier, Camila Emanuele Dias silva, Kaio de Aguilar Vieira, Gabriel Aniceto Miranda Matos, e os preceptores Geraldo Magela Cardoso e Vítor Peres Silva e a Coordenadora Maria da Penha de Laia. O projeto oportuniza os estudantes dos últimos períodos do curso de licenciatura em Física a lecionar, criar ambientes de aprendizagem, fazer simulações com ferramentas digitais e ainda difundir o conhecimento de astronomia para os alunos interessados em aprender astronomia.

O resultado foi excelente, tivemos 2 medalhas de ouro,1 de prata e 3 de bronze. O trabalho foi feito com alunos do IFNMG - Salinas e também com uma escola estadual do município (Professor Levindo Lambert). Destes alunos, três classificaram-se para segunda fase da olimpíada. Por fim, o resultado final será integrar um grupo de 40 melhores estudantes do país para representar o Brasil nas XIV IOAA (International Olympiad of Astronomy and Astrophycs) e na OLAA (Olimpíada Latino - Americana de Astronomia e Astronáutica).

Fonte: Maria da Penha de Laia / Docente – IFNMG Campus Salinas