Portal IFNMG - IFNMG – Campus Salinas conduz Diagnóstico Socioambiental na Sub- bacia do Rio Mosquito Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 08h05 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 09h49

IFNMG – Campus Salinas conduz Diagnóstico Socioambiental na Sub-bacia do Rio Mosquito

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Salinas foi selecionado para conduzir um importante projeto de diagnóstico socioambiental na sub-bacia do Rio Mosquito, afluente do Rio Pardo. Este projeto tem como objetivo analisar as condições ambientais, fundiárias, sociais e de uso/cobertura da terra, estabelecendo uma base sólida para futuras ações de conservação e manejo sustentável dos recursos hídricos na região. A área de estudo abrange uma porção da sub-bacia do Rio Mosquito localizada a montante do distrito de Maristela de Minas, no município de Curral de Dentro, com uma área aproximada de 350 km².

Coordenado pelos professores Marcelo Rossi e Ronaldo Medeiros, os trabalhos de campo já estão em andamento desde fevereiro de 2024. A equipe multidisciplinar, composta por três engenheiros florestais, um assistente social, três bolsistas de Iniciação Científica e dois técnicos em agropecuária, está realizando visitas às comunidades e propriedades rurais nos municípios de Águas Vermelhas, Curral de Dentro e Santa Cruz de Salinas. Essas visitas têm como objetivo apresentar o projeto às comunidades locais e envolver os moradores no processo, além de realizar trabalhos de campo, como a aplicação de questionários socioeconômicos.

O Programa Produtor de Água

O projeto “Diagnóstico Socioambiental para a Sub-bacia do Rio Mosquito (Bacia Hidrográfica do Rio Pardo) no Estado de Minas Gerais” está alinhado com o Programa Produtor de Água, uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que incentiva os produtores rurais a adotarem práticas conservacionistas através de apoio técnico e financeiro. Este programa é baseado no conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), onde os produtores, além de receberem benefícios econômicos por suas atividades, contribuem significativamente para a melhoria da quantidade e qualidade da água na região.

Etapas do Diagnóstico

O diagnóstico socioambiental é essencial para identificar desafios e oportunidades na implementação do Programa Produtor de Água. Suas etapas incluem o levantamento cartográfico e análise planialtimétrica para criar mapas temáticos detalhando aspectos como rede de drenagem, relevo, solos e uso da terra, visando à identificação de áreas prioritárias para a conservação dos recursos hídricos. Também envolve o cadastro georreferenciado das propriedades rurais, reunindo informações sobre localização, tamanho e atividades agrícolas, o que é crucial para implementar práticas conservacionistas. Além disso, a caracterização da percepção da população local avalia as necessidades e preocupações das comunidades rurais, garantindo a aceitação e eficácia das iniciativas de sustentabilidade.

Apoios e Colaborações

O projeto é financiado pela ANA e conta com o apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mosquito e demais afluentes mineiros do Rio Pardo (CBH PA1) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC).

Perspectivas Futuras

A conclusão do diagnóstico socioambiental representará um marco significativo rumo a um futuro mais sustentável e resiliente para a sub-bacia do Rio Mosquito e seus habitantes. Este estudo não apenas estabelece as bases para o planejamento de ações de conservação, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Equipe do Projeto

- Alex Porto, Matheus Estrela e Tarlei Santos (Engenheiros Florestais)

- Flávio Brito (Assistente Social)

- Anderson Aguilar, Emilly Fialho e Sandy Moreira (Graduandos em Engenharia Florestal – Bolsistas de Iniciação Científica)