Portal IFNMG - Conselho Superior deflagra processo eleitoral para escolha de reitor e diretores de campus do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 08h58 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 11h05

Em reunião realizada ontem (02/06), o Conselho Superior (Consup) do IFNMG deflagrou o processo eleitoral de consulta à comunidade interna para escolha do reitor, dos diretores-gerais dos campi e diretores dos campi avançados para o mandato de outubro de 2020 a outubro de 2024.

As eleições acontecerão em turno único, provavelmente no próximo mês de agosto (o calendário do pleito ainda será definido). É possível que a votação de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos aconteça de forma remota, a depender da situação da pandemia e das imposições do isolamento social à época. Se for necessário, a eleição acontecerá, então, pelo sistema de votação online Helios Voting, que já foi utilizado por outras instituições da Rede Federal e será usado pelo IFNMG ainda este mês para escolha dos membros das comissões eleitorais dos campi (leia abaixo).

Volta às antigas regras

Tornada sem efeito a Medida Provisória nº 914/2019, que alterava as regras do processo de escolha de dirigentes das instituições federais de ensino, as eleições no IFNMG correrão segundo as regras anteriores. Com isso, os votos dos três segmentos da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnico-administrativos) voltam a ter o mesmo peso. Depois da votação, a Comissão Eleitoral repassará a soma ao Conselho Superior para homologação e encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC), com a indicação do candidato mais votado para nomeação pelo presidente da República, conforme previsto na legislação (Lei nº 11.892/2008 e Decreto nº 6.986/2009). Os mesmos ritos valem para os diretores dos campi.

Comissões dos campi

Cada campus e campus avançado contará com uma comissão local específica para coordenar o processo de consulta para o cargo de diretor geral e diretor, respectivamente. A Comissão Eleitoral de cada campus será constituída por nove membros titulares, sendo três de cada segmento da comunidade acadêmica, e seus respectivos suplentes. Os representantes, titulares e suplentes, de cada segmento serão eleitos por seus pares em eleição direta e secreta.

As inscrições dos candidatos à Comissão Eleitoral devem ser feitas nos dias 08 e 09/06, de forma individual, mediante preenchimento de formulário eletrônico a ser disponibilizado na página das Eleições IFNMG 2020 neste portal eletrônico. O prazo de divulgação das candidaturas será de 10 a 15/06.

A votação ocorrerá virtualmente, por meio do sistema Helios Voting, no dia 16/06, das 9h às 21h. No dia 12/06, serão publicadas neste portal as orientações para a votação.

Para mais informações sobre a eleição de membros das Comissões Eleitorais de Campus, acesse o Edital nº 35/2020.

Acesse todos os documentos na página eletrônica das Eleições IFNMG 2020.