Portal IFNMG - Campus Teófilo Otoni Publica Processo Seletivo para Bolsistas em Projeto de Robótica Educacional(Prorrogado) Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 10h18 | Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 15h59
Processo seletivo para implantação de bolsas para estudantes de ensino integrado, técnico, subsequente e graduação

O Projeto "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE EMPREENDEDORISMO E INCLUSÃO" do IFNMG campus Teófilo Otoni foi aprovado no EDITAL Nº 02/2020 - IFES APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DAS OFICINAS 4.0, disponível em:

O projeto tem como objetivo oferecer Oficinas 4.0 com ferramentas básicas da robótica a partir de uma arquitetura de software e hardware adequados para a educação e voltados ao empreendedorismo, oportunizando a jovens de baixa renda, se apropriarem dessas linguagens. Para isso, serão ofertadas oficinas de robótica para alunos de uma escola municipal da cidade de Teófilo Otoni.

Serão ofertadas 2 bolsas para alunos de graduação, no valor de R$ 400,00 e 3 bolsas para alunos de nível médio, no valor de R$ 161,00. A previsão de duração do projeto é de 10 meses.

O bolsista selecionado deverá: ter disponibilidade de 20 h semanais para dedicar-se ao projeto; Capacitar-se através de oficinas ofertadas pelo IFES; Cumprir suas atividades com zelo e eficiência; Realizar relatórios parciais e final; acompanhar o andamento da escola participante e atuar como monitor durante as oficinas, com base no que foi aprendido nas oficinas 4.0 ofertadas pelo IFES; Outras.

Oficinas de capacitação para bolsistas:
● Pensamento computacional (OPC - 40 h)
● Empreendedorismo e Inovação (OEI - 40 h)
● Gestão de projetos (OGP - 40 h)
● Projeto de Inovação Tecnológica (PIT - 120 h)
● Robótica Arduino (ORA - 40 h)
● Modelagem 3D (OMO - 40h)
● Prototipagem Eletrônica (OPE - 40h)

É desejável que o bolsista tenha:
Bom desempenho acadêmico;
Conhecimento básicos de informática;
Conhecimento básico de programação;
Conhecimento básico de eletricidade e eletrônica;
Conhecimento básico de arduíno;
Conhecimento básico de impressora 3D.

As inscrições ocorrerão via formulário eletrônico, de 08/10/2020 até 14/10/2020.(prorrogado)
Serão avaliadas as respostas do formulário e se necessário, haverá agendamento de entrevista no formato online.

*Obrigatório