Portal IFNMG - Prorrogado o Processo Seletivo para Cadastro de Reserva de Bolsas para Estudantes de Ensino Integrado, Técnico e Superior do Projeto Robótica Educacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sábado, 19 de Dezembro de 2020, 07h54 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 22h01

O Projeto "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE EMPREENDEDORISMO E INCLUSÃO" do IFNMG campus Teófilo Otoni foi aprovado no EDITAL Nº 02/2020 - IFES APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DAS OFICINAS 4.0, disponível em:

Seu objetivo é oferecer Oficinas 4.0 com ferramentas básicas da robótica a partir de uma arquitetura de software e hardware adequados para a educação e voltados ao empreendedorismo, oportunizando a jovens de baixa renda, se apropriarem dessas linguagens. Para isso, serão ofertadas oficinas de robótica para alunos de uma escola municipal da cidade de Teófilo Otoni.

As bolsas ofertadas para alunos de graduação são no valor de R$ 400,00 e as bolsas para alunos de nível médio/técnico serão no valor de R$ 161,00. A previsão de duração do projeto é de 10 meses.

O bolsista selecionado deverá: ter disponibilidade de 20 h semanais para dedicar-se ao projeto; Capacitar-se através de oficinas ofertadas pelo IFES; Cumprir suas atividades com zelo e eficiência; Realizar relatórios parciais e final; acompanhar o andamento da escola participante e atuar como monitor durante as oficinas, com base no que foi aprendido nas oficinas 4.0 ofertadas pelo IFES; Outras.

Oficinas de capacitação para bolsistas:
● Pensamento computacional (OPC - 40 h)
● Empreendedorismo e Inovação (OEI - 40 h)
● Gestão de projetos (OGP - 40 h)
● Projeto de Inovação Tecnológica (PIT - 120 h)
● Robótica Arduino (ORA - 40 h)
● Modelagem 3D (OMO - 40h)
● Prototipagem Eletrônica (OPE - 40h)

É desejável que o bolsista tenha:
- Bom desempenho acadêmico;
- Conhecimento básicos de informática;
- Conhecimento básico de programação;
- Conhecimento básico de eletricidade e eletrônica;
- Conhecimento básico de arduíno;
- Conhecimento básico de impressora 3D.

As inscrições forão prorrogadas e ocorrerão via formulário eletrônico no período de 11/12/2020 a 15/01/2021
Serão avaliadas as respostas do formulário e se necessário, haverá agendamento de entrevista no formato online.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1. Podem se inscrever SOMENTE os estudantes matriculados nos cursos presenciais ofertados pelo IFNMG/Campus Teófilo Otoni.
2. Ficam IMPOSSIBILITADOS de se inscreverem os estudantes concluintes em 2020.

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.