Portal IFNMG - Após curso de idioma ofertado no Campus Teófilo Otoni, alunas são selecionadas para serviço voluntário ambiental na Alemanha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 08h30 | Última atualização em Quinta, 20 de Maio de 2021, 08h43

Cinco alunas do IFNMG foram selecionadas para fazer estágio de um ano na Alemanha. Elas participarão do Ano Voluntário Ambiental, que é um serviço voluntário voltado a jovens de 18 a 26 anos. As estudantes foram selecionadas por meio de uma entrevista em alemão, para a qual se prepararam por meio do curso do idioma ofertado em 2020 pelo Prointer, programa de internacionalização do Campus Teófilo Otoni.

Nayara Viviane Seiffert de Araújo, Jack Luz Pereira Gonçalves de Araujo e Ana Vitória Alecrim Araújo foram selecionadas para iniciar o estágio em setembro de 2021; Brenda Soares Batista e Isadora Alecrim Chagas, para 2022. Durante um ano, elas serão voluntárias em organizações de meio ambiente, fazendas e parques ecológicos, onde irão adquirir conhecimentos, orientações e experiências na área ambiental. Ao mesmo tempo, aprenderão mais a cultura e a língua alemã.

Como participantes do programa de voluntariado, as estudantes terão direito a moradia, alimentação e uma bolsa mensal de 180 a 300 euros (de 1.200 a 1.900 reais, aproximadamente), dependendo do estado para onde forem direcionadas. O programa é financiado pelo governo alemão e organizado pela Igreja Luterana.

Jack, 18 anos, está ansiosa pela viagem e enxerga na experiênca uma ótima oportunidade para desenvolver-se na área profissional, já que acaba de se formar no curso técnico em Meio Ambiente, e também pessoal. “Quero ter contato com a cultura, expandir meus conhecimentos e fazer novos amigos”, diz a estudante. “Tenho certeza que essa experiência irá abrir muitas portas para mim, estou no início de minha vida adulta e profissional e não consigo pensar em um ponto de partida melhor que esse”, aposta Jack.

Cursos de idiomas

O módulo inicial do curso de Alemão foi ofertado a alunos do IFNMG-Campus Teófilo Otoni de março a dezembro de 2020, com mensalidades de baixo custo. “Tive a oportunidade de aprender a língua alemã com um preço acessível, a partir daí eu desenvolvi o interesse por ela. Também tínhamos informações da probabilidade do intercâmbio, o que serviu de grande incentivo para mim”, conta Jack.

Segundo a coordenadora do Prointer, professora Rosilene dos Anjos Sant'Ana, a cobrança das mensalidades justificou-se pela necessidade de contratação de professor, uma vez que o Campus não dispõe de docente desse idioma. E sobre a escolha do idioma para o projeto, Rosilene explica que em Teófilo Otoni há uma grande influência da imigração alemã.

A coordenadora de Relações Internacionais do IFNMG, Roberta Silva Santos, afirma que a ação do Campus Teófilo Otoni, por meio do Prointer, é o que se pode chamar de internacionalização em casa, em um aspecto botton up, ou seja, uma demanda da comunidade, que envolvia o estudo da língua alemã, foi apresentada para o IFNMG e o Instituto abraçou a causa e ofertou o curso. “O resultado da ação foi a conquista dessas alunas”, comemora Roberta. “A comunidade acadêmica está compreendo as possibilidades de atuar além das fronteiras e que as distâncias estão se encurtando”, avalia.

Em 2021, o Prointer deve ofertar os cursos de Alemão (A1 e A2), Francês e Italiano (A1), abertos a alunos de outros campi do IFNMG e à comunidade externa. Os editais ainda aguardam liberação para serem publicados.

A execução do projeto tem a parceria da fundação de apoio do IFNMG, Fadetec.