Portal IFNMG - Artigo de professor do IFNMG sobre festa religiosa compõe livro com trabalhos de Institutos Federais da Amazônia Legal, a ser lançado nesta quarta, 26 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Artigo de professor do IFNMG sobre festa religiosa compõe livro com trabalhos de Institutos Federais da Amazônia Legal, a ser lançado nesta quarta, 26

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 10h44 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h36
Festa do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, na região de fronteira entre Rondônia e a Bolívia, é o tema do capítulo de autoria do professor José Willians Simplicio da Silva (Foto: José Willians Simplicio da Silva)
imagem sem descrição.

Nesta quarta-feira, 26 de abril, às 10 horas, será lançado, pela Editora do Instituto Federal do Amapá (Edifap), o livro "Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão”. São 24 capítulos, escritos por mais de 50 pesquisadores, incluindo servidores e discentes da Rede Federal, entre eles o professor de História José Willians Simplicio da Silva, do IFNMG-Campus Teófilo Otoni. A livre de lançamento terá transmissão pelo Youtube.

José Willians, pesquisador de religiosidade popular e com trabalhos publicados sobre o tema na região amazônica, é um dos autores do capítulo “O império do divino no Vale do Guaporé: fronteiriços entre a circularidade e a historicidade de uma manifestação cultural”. O outro autor é o pesquisador João Maurício Gomes Neto, da Universidade Federal de Rondônia – instituição na qual o professor do IFNMG fez seu mestrado em História e Estudos Culturais.

WhatsApp Image 2023 04 25 at 11.24.50
O primeiro livro do professor José Willians também foi dedicado à Festa do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé

O artigo que compõe o livro a ser lançado nesta quarta-feira objetiva problematizar algumas características da Festa do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, região de fronteira entre o estado de Rondônia e a Bolívia. O evento é organizado anualmente desde 1894, por irmandades brasileiras e bolivianas que formam o conselho geral do Senhor Divino Espírito Santo do Guaporé. Segundo os autores, “as expressões culturais realizadas e organizadas por festerios em torno do Divino fazem dela uma expressão religiosa de cárter binacional, uma especificidade que a demarca como manifestação fronteiriça e evidencia a historicidade de sua formação, ao revelar as zonas cinzentas e imprecisas que constituem as fronteiras nacionais, geralmente tomadas como algo dado e acabado”.

Dentre as questões suscitadas pela festividade, no artigo, os pesquisadores se propõem a refletir “sobre a constituição prática e simbólica do Império do Divino do Guaporé, a partir da ideia de circularidades entre culturas e de como a colonialidade demarcou essa expressão, a despeito da inventidade que a norteia. A ideia é compreendermos aproximações e deslocamentos entre imaginários, culturas políticas e relações de poder que nela são evidenciadas, apropriadas, reatualizadas”.

Foram quase três anos de intenso trabalho e parceria entre os dois pesquisadores para consolidar a publicação do trabalho que, segundo eles, constitui um legado para os povos que organizam uma das maiores festividades da religiosidade da Amazônia e sonham com reconhecimento dessa manifestação cultural como patrimônio da cultura imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O livro "Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão” tem como organizadores Eder Carlos Cardoso Diniz (IFBA), Maristela Abadia Guimarães (IFMT), Romaro Antonio Silva (IFAP) e Natália Conceição Silva Barros Cavalcante (IFAP).

 foto_livro_interno.jpg

 

Serviço
Evento: Live de lançamento do livro "Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão”
Data: 26 de abril (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Transmissão: Youtube
Faça download do livro

 

 

 

  

Fim do conteúdo da página