Portal IFNMG - Discentes do Projeto NORTEJA participam de visita técnica à Orvel Ir direto para menu de acessibilidade.

Discentes do Projeto NORTEJA participam de visita técnica à Orvel

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 20h02 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 11h29

Era por volta de 8h da manhã do dia 13 de julho de 2024, e o grupo do WhatsApp, criado para interação entre discentes e a equipe de Apoio do Projeto NORTEJA, já estava movimentado. A professora Keila Ornelas havia marcado com Matheus Couto, gerente da Orvel em Teófilo Otoni, uma visita técnica a referida concessionária. Os discentes ainda não sabiam, mas neste sábado, às 10h da manhã, iam conhecer os caminhos para encantar e fidelizar os clientes do setor automobilístico.

Embora o encontro estivesse marcado para uma manhã de sábado, até mesmo alguns alunos que trabalham nesse horário decidiram participar da visita técnica, tendo em vista o aprendizado que obteriam a partir do encontro promovido pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni e um dos grandes representantes do setor de vendas de automóveis de Minas Gerais, que também atua em outros estados do Brasil.

Próximo das 9h40 da manhã, Carlos Alberto e Gerfson Viana desembarcaram na Orvel e se posicionaram na entrada da concessionária, à espera dos discentes. Carlos é docente e Gerfson é Técnico Administrativo, ambos servidores do IFNMG. Cinco minutos depois, timidamente, o discente Edivaldo aproxima-se da entrada da Orvel. Carlos acena e chama pelo discente, que sorri e se aproxima. Aos poucos, os demais alunos vão chegando. Bastou o primeiro discente entrar para que os demais perdessem a timidez. Nesse intervalo, a professora Keila, docente do NORTEJA e responsável por articular a visita técnica, já organizava com Matheus qual seria o roteiro de visita da turma. Começava aqui um encontro que jamais esqueceremos.

Qual a importância que o cliente tem para você? Não fizemos essa pergunta para o Mateus, mas percebemos que para a Orvel, o cliente é a razão de sua existência e, por isso, lá ele é bem tratado pelos seus colaboradores. Isso torna-se evidente quando o visitante ou cliente ingressa na concessionária e se aproxima da recepção. Imediatamente, alguém se levanta e caminha em sua direção para recebê-lo, demonstrando a satisfação de tê-lo ali para conhecer o espaço e os produtos disponíveis.

Após uma conversa inicial de acolhimento, o visitante ou cliente é direcionado ao setor adequado. Um desses setores é o de vendas. O que aprendemos nesse sábado com Matheus e os colaboradores da Orvel em Teófilo Otoni, é que primeiramente a equipe tenta entender as necessidades do cliente para depois atendê-las. Não se trata de vender um produto, mas vender um sonho.

Tratar bem quem visita a Orvel é uma regra do grupo. A equipe do IFNMG foi recebida por Matheus, que fez um círculo, se apresentou e buscou conhecer cada aluno e servidor pelo nome. Naquele momento foi revelado um dos segredos do sucesso da Orvel: a informação. Para cada cliente que chega, os dados são lançados em um banco de dados. E isso é feito pensando principalmente no pós-venda. Não basta vender, é preciso manter o cliente satisfeito e, para isso, é necessário manter o contato com o cliente e fazer com que ele se sinta parte da família Orvel.

Após alguns minutos percorrendo o espaço, aproxima-se da equipe o colaborador da Orvel Carlos Eduardo Parisi. Um rapaz jovem, atencioso e com um conhecimento técnico surpreendente sobre veículos. Ele é responsável pela entrega técnica. Para quem não está familiarizado com o termo, explicamos simplificadamente: o trabalho do Carlos é mostrar ao cliente todas as características do veículo que será adquirido.

Perguntamos ao Carlos se havia algum veículo que ele ia fazer a entrega técnica, e ele nos apresentou um Volkswagen Taos. Foi nesse momento que percebemos o quanto a Orvel investe em treinamento. Não havia recurso tecnológico do veículo que o Carlos não soubesse, de forma precisa, como funcionava.

Para nós, que estamos acostumados a lidar com o ensino e perceber as dificuldades de compreensão dos alunos, é necessário registrar um detalhe: Tínhamos um grupo misto na visita técnica, e ao explicar sobre as características do Taos aos discentes do IFNMG, percebíamos constantemente que o Carlos fazia uma explanação mais técnica e depois cuidava de usar um vocabulário mais acessível para aqueles alunos que aparentavam ter dúvidas sobre sua explicação. Isso demonstra uma sensibilidade incrível do colaborador. Não basta explicar, o seu desejo é que o cliente entenda e conheça o veículo.

Na sequência, Matheus guiou nossa equipe a outros espaços da Orvel, mostrando a oficina e a loja de autopeças. Tomamos conhecimento de que a unidade possui inclusive alguns apartamentos, auditório e restaurante. É incrível saber que a cidade de Teófilo Otoni possui empresas com essa grande estrutura e que oferecem, inclusive, um espaço confortável não somente aos seus clientes, mas também aos seus colaboradores.

A visita técnica terminou com Matheus nos convidando a voltar à unidade a qualquer momento para tomar um café e conversar. Caro leitor, a verdade é que, se não fossem nossos parcos recursos financeiros, voltaríamos lá para comprar um carro. Nesse dia, tivemos a oportunidade de sentir, por duas horas, como é bom tratar bem futuros clientes.

Sobre o NORTEJA:

Trata-se de um Projeto do IFNMG que tem por objetivo a oferta de cursos de qualificação profissional voltados para os estudantes matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).