Portal IFNMG - Servidores e alunos do IFNMG campus Teófilo Otoni publicam obra sobre o projeto IFmundo 2023 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 15h36 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 15h43

No sábado 13/07/2024, foi lançado no nosso campus o livro IFMUNDO:EXPERIÊNCIAS DA SIMULAÇÃO NO IFNMG CAMPUS TEÓFILO OTONI EM 2023, obra organizada pelos professores Renis Osis e Rosilene dos Anjos Sant’Ana. A obra contou com a participação de professores, estudantes, alunos egressos e uma professora da UFVJM campus Mucuri.

O livro apresenta experiências e desafios do projeto IFMUNDO que nasceu do esforço coletivo de nossa comunidade escolar e destaca-se pela colaboração entre servidores e discentes. Essa obra é composta por sete capítulos nos quais apresentam respectivamente: informações referentes à organização e operacionalização do projeto, a experiência do comitê sobre mercado financeiro global, a análise da simulação sobre o racismo no esporte, os debates que envolveram o mundo das BIG TECHS, as reflexões suscitadas pela desigualdade na saúde pública e os desafios da vacinação no período pós-pandemia, a pesquisa que analisou a opinião dos alunos sobre o projeto e a participação da delegação do campus Teófilo Otoni na maior simulação da América Latina, a MINIONU. Dessa forma, essa publicação não só enriquece a literatura acadêmica, mas também reflete a dedicação e o talento de todos os envolvidos.

Além disso, a materialização das experiências da comunidade escolar através da escrita, especialmente em um projeto de simulação da ONU, é de extrema importância. Ela proporciona um registro valioso das vivências e aprendizagens e gera reflexão crítica, por meio dos temas abordados. Tudo isso permite que esses momentos sejam eternizados e sirvam de inspiração para outros estudantes e outras comunidades escolares.

Portanto, o sucesso desse trabalho é uma prova do compromisso e do empenho do IFNMG em promover a educação e a cultura em nossa comunidade. Assim, destacamos o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), que conduziu o edital de seleção de projetos para publicação de obras pela Editora IFNMG, permitindo assim que todos os custos da obra fossem supridos.