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Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h14 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 15h40

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas tem como proposta proporcionar a formação pedagógica para a docência a graduados, bacharéis ou tecnólogos. O curso tem por objetivo formar e capacitar bacharéis e tecnólogos, que já atuem nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e em cursos técnicos e superiores e para licenciados que desejam atualização, com competências e habilidades pedagógicas adquiridas por meio do aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade a educação e ao desenvolvimento do compromisso com a transformação social.

- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas

 - Modalidade: Educação a Distância

- Tipo: Especialização

- Habilitação: Especialista em Práticas Pedagógicas

- Ano de implantação: 2021

- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 136 - DE 10 DE FEVEREIRO DE 2021

- Total de vagas ofertadas: 400

- Número de vagas ofertadas por polo: 50 alunos

- Formas de acesso: Processo Seletivo

- Número de vagas disponibilizadas: 400

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)

- Tempo para integralização do curso: 12 meses

- Carga Horária: 440 horas

- Pré-requisitos

  • O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas é destinado à licenciados, a profissionais da educação e servidores públicos da educação, que desejam adquirir formação pedagógica. Ele está voltado à construção de saberes relacionados às práticas docentes, articulando saber escolar e científico em uma relação teórico empírica.

 

- Pré-requisitos

  • Ser licenciado, profissionais da educação e/ou servidores públicos da educação que desejam adquirir formação pedagógica.

 

- Perfil do egresso

  • O perfil esperado para o egresso do curso Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas consiste em um profissional da educação que considere a dimensão pedagógica e a dimensão didática do processo educativo.

 

Projeto Pedagógico do Curso

 

Matriz Curricular do Curso

 

 

Coordenação

Dr. Juliano Gonçalves Pereira - Coordenador do Curso

 

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Ana Júlia Cruz Gonçalves - Especialista - Bolsista
Sérgio Renato Oliveira - Mestre - Bolsista
Júlio Cesar Pereira Spada - Doutor - Bolsista
Renata Flávia Nobre Canela Dias - Doutor - Bolsista
Luana Maiara dos Santos - Mestra - Bolsista

 

Calendário

Acesse o calendário do curso.

Acesse aqui

 

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

 

Colegiado

Composição do Colegiado do Curso.

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Regulamentos

Consulte os regulamentos do IFNMG

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Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

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Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados. 

Título Autor(es)
O processo da avaliação da aprendizagem, no contexto escolar Adenilza Chaves Santos
Adriana Aparecida Chaves Santos
Roseni de Fátima Teles Santos
Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais: potencialidades para uma educação de qualidade Aderlândia de Cássia Barral
Lucilene Gonçalves
Maria Cristina Alves
Alfaletrar na educação infantil através do lúdico no ensino remoto Adriana Regina de Almeida
Claudiene Flávia de Almeida Santos Silva
Matildes Severino Oliveira
A Utilização do Padlet no Ensino de Música: um relato de experiência Alex de Paula
Desafios da Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia Alfredo Izídio Alves Lopes
Janice Rodrigues Cardoso
Distorções de aprendizagem no Ensino Fundamental II: influência das práticas pedagógicas Aline Júlia Gonçalves Santos Melo
Maria Imaculada Eugênio
Márcia Maria Guimarães de Rochembourg
Nilza Cordeiro Lopes
Viviane Santos Fonseca
A Avaliação segundo a Pedagogia Waldorf na Educação Infantil Ana Maria Carvalho Barroso
Eliana Aparecida Gandra
Maria Nazaré Pereira
Processo de Alfabetização e Letramento: desafios para as práticas em sala de aula Bárbara Geralda dos Santos
Danielle Beatriz Santos Moreira
Reflexões sobre a Ludicidade na Educacão Infantil Beatriz Pereira Alves
Maria de Lourdes Costa
Silma Lisboa Coelho
Reflexão sobre Educação Técnica Profissional em Recursos Humanos na escola pública estadual
no município de Bocaiuva - MG
Benigna Nunes Dos Anjos Oliveira
Maria Zilda Batista Gonçalves
Educação Inclusiva: uma aprendizagem que abre novos horizontes Brunno Souto Xavier;
Gustavo de Oliveira Andrade;
Lílian Martins Lopes;
Valdecir Gonçalves dos Santos
O lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem na Educação Infantil Carla Pereira dos Santos de Jesus
Uma reflexão sobre as competências e habilidades leitoras nas séries iniciais do ensino fundamental Célia da conceição dos Santos Bitencourt
Gerliane Aparecida da Silva Martins
Maria Auxiliadora do Nascimento Gualberto
A adoção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para continuidade das ações de
desenvolvimento da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 no estado de Minas Gerais:
oportunidades ou desafios?
Christiane de Souza Santos
Ensino-Aprendizagem de crianças da Educação Infantil através dos jogos, brinquedos e brincadeiras Claudiana Rodrigues de Souza
Juareza Maria e Silva
Maria Helena Gonçalves da Rocha
Educação Ambiental para além da escola: reflexões sobre o saber cuidar Crislaine Guimarães Silva
Práticas de Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos Dalila Mística da Cunha Ribeiro
A diversidade cultural do Vale do Jequitinhonha: um estudo sobre os aspectos culturais em Carbonita – MG Daniela Mirce Ventura Santos
Rosinéia Alves Vieira
Zuleica de Fátima Barral Pires
A influência efetiva dos pais na aprendizagem escolar Dayane Aparecida Macedo
Fernanda Carvalho da Fonsêca
Ensino A Distância Versus Ensino Presencial: Uma Análise Comparativa Deiyse Alves Silva
Metodologias Ativas no Ensino da Língua Inglesa Isabel Gomes Alecrim
Denise Paula Da Silva
João Augusto Alves Junior
Educação Inclusiva no Ensino Híbrido – Relato de Caso Edineuza Rodrigues Santos
Maria Xavier Campos
Raquel Alves dos Santos
A utilização da brincadeira na Educação Infantil: reflexões sobre o papel da escola e dos professores(as) no
processo de ensino-aprendizagem
Elaine de Fátima Tolentino
Érica Marci Rocha Ribeiro
Lidiane Cristian Rosa de Castro
Alfabetização e letramento em tempos pandêmicos Elivânia Ferreira Da Silva Félix
Leide Lopes Santos
A experiência do brincar na educação infantil em tempos de Pandemia de COVID-19 na Escola Municipal
Maria da Piedade Gonçalves dos Reis de Turmalina/MG
Fátima Aparecida Cordeiro dos Santos
Leonice Lopes da Silva
Marilene Lopes da Silva
Autismo e Teoria da Aprendizagem: uma revisão sobre a teoria da aprendizagem de Vygotsky aplicada ao
Transtorno do Espectro Autista
Ione Santos Serafim
O livro didático digital e as metodologias ativas Jailton Lopes da Silva
Um diálogo sobre o currículoà luz da Pedagogia Histórico-crítica Jaqueline de Jesus Gonçalves de Almeida
Maria Rosélia de Azevedo
A importância do brincar na Educação Infantil JESSICA CRISTINA ALVES PINHEIRO
MARIA ELCIRA GODINHO DA COSTA
MARINALVA GONÇALVES FERREIRA
A importância do planejamento da rotina na Educação Infantil Jhenne Fhonda Matos de Oliveira
A Língua Brasileira de Sinais no movimento de inclusão dos alunos surdos na Educação Básica Jonas de Jesus Souza
Sueli Soares da Silva Moreira
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: o papel das práticas pedagógicas na promoção da igualdade racial Jorge Joaquim de Almeida
Ricarda Erminia Lima
Concepções da avaliação na educação escolar José Adauto de Carvalho Júnior
Novas perspectivas do homeschooling em um contexto de Pandemia: um estudo de caso Josiane Lopes Oliveira Soares
O uso de jogos e brincadeiras no Ciclo de Alfabetização Josiele Cristina dos Santos
Nicolly Meira dos Santos
Gestão Democrática escolar: implicaçoes políticas, educacionais e práticas Juliane de Paula Nascimento
Avaliação qualitativa como instrumento de incusão escolar Juscelina Fernandes Lima
Rosimélia Gomes Cordeiro
Solange do Rosário Souza Oliveira
Possibilidades e Perspectivas do ambiente virtual de aprendizagem como recurso pedagógico em tempos de
pandemia
Kairine Adeline Ribeiro Rodrigues
Samanda Valter dos Santos
Wilian Gomes da Silva
O ensino do Empreededorismo na Educação Básica: características, oportunidades e desafios Karla Cristina Rodrigues Maynart de Freitas
A formação de leitores críticos a partir da valorização do cordel na cultura nordestina Marco Túlio Santos Ledo
O uso das TICs na transformação de materiais didáticos tradicionais em língua estrangeira - Espanhol na WEB 2.0 Maria Goretti Vieira
Solange Aparecida Pereira Wolf
Os desafios do professor na Educação Inclusiva Marilia Rocha Azevedo
Rosa Aparecida Ferreira Batista
Silvana Maria Fernandes Pereira Silva
A avaliação nas tendências tradicional e libertadora Poliana de Souza Corrêa
Vanilda dos Santos Lima
Vivian Macedo Silva
Práticas avaliativas e tendências pedagógicas: relações e implicações Roberta Magda da Silva Barros
Metodologias Ativas em Educação: modelo híbrido Sandra Pereira de Azevedo
Causas da evasão em cursos a distância Siony da Silva
Inclusão digital no ensino EJA: uso dos recursos tecnológicos Tamyris Caroline Alves Silva Matos
Ensino Híbrido na Educação Infantil: Desafios e Potencialidades Thianna Júlia Coelho
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