Portal IFNMG - Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h14 | Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 09h55

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, fundamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, atualizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI - em 2014, que estabelece uma nova concepção de educação especial que passa a ser complementar ou suplementar ao ensino ministrado nas salas de aula comuns.

- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva

 - Modalidade: Educação a Distância

- Tipo: Especialização

- Habilitação: Especialista em Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva

- Ano de implantação: 2021

- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP N° 12/2015, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015

- Total de vagas ofertadas: 200

- Número de vagas ofertadas por polo: 50 alunos

- Formas de acesso: Processo Seletivo

- Número de vagas disponibilizadas: 200

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)

- Tempo para integralização do curso: 12 meses

- Carga Horária: 400 horas

- Perfil do egresso

O egresso obterá as seguintes habilidades e competências:

  • profissionais críticos, empreendedores, com consciência ética e comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional.

 

Projeto Pedagógico do Curso

 

Matriz Curricular do Curso

 

 

Coordenação

Dr. Fábio Brazier - Coordenador do Curso

 

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Alessandra de Fátima Alves - Mestra - Bolsista
Paulina Barbosa de Souza - Mestra - Bolsista
Jéssica Mayara Nascimento Machado - Mestra - Bolsista
Simone Pereira Monteiro - Mestra Bolsista
Sarah Gabriela Ribeiro Santos - Mestra - Bolsista
Magali Inês Pessini - Doutora - Bolsista
Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares - Doutora - Bolsista

 

Calendário

Acesse o calendário do curso.

Acesse aqui

 

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

 

Colegiado

Composição do Colegiado do Curso.

Acesse aqui

  

Regulamentos

Consulte os regulamentos do IFNMG

Acesse Aqui

 

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Acesse aqui

 

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados. 

Título do TCC Autor(es)
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE NA APRENDIZAGEM DE
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- TEA
Adaiana Pereira de Oliveira
Regina Conceição Souza dos Santos
Ana Maria Damasceno Landim
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS:
FORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Adelson Tadeu Batista
Delama da Silveira
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO
DE LITERATURA
Adriana Aparecida Martins Almeida
QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA - DESAFIOS DAS PESSOA COM
SÍNDROME DE DOWN QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS NAS
PLATAFORMAS SOCIAIS
Adriana Correia da Silva Oliveira
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DE ALUNOS
SURDOCEGOS NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – ESTADO DO CONHECIMENTO – 2006
A 2021
Adriana da Silva Maria Pereira
Alexandre Botelho José
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CONTEXTO EDUCACIONAL E AS DIFICULDADES
NA APRENDIZAGEM
Adriane Cassia Ireno de Araújo
A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NO ENSINO REGULAR
Adriane Lilian Silva
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS NO
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA LIBRAS
Agne de Albuquerque França
A INCLUSÃO DIGITAL DO ESTUDANTE SURDO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS
NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alaíde Aparecida Coelho Oliveira Costa
Alessandra Alecrim Cândido dos Santos
A IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO DESENVOLVIMENTO
DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO
DOS PROFESSORES DE APOIO E DOS PROFESSORES REGENTES DA ESCOLA
ESTADUAL ANTÔNIO FERNANDES DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE VEREDINHA MG
Aleandra Pereira dos Santos
Maria de Lourdes Cordeiro Azevedo
TECNOLOGIA ASSISTIVA – SOB O OLHAR DE PESSOAS COM CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO Alessandra Ferreira da Cruz
A SALA DE RECURSOS COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO NO SISTEMA DE ENSINO Alessandra Soares de Oliveira
OS DESAFIOS DA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO, DURANTE A PANDEMIA DE COVI-19
Alessandro Gomes Alexandre
TIC'S COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO NO LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA:
PRÁTICAS POSSÍVEIS E EXPERIÊNCIAS DO REMOTO E HÍBRIDO
Alexandra Pereira de Almeida
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS Alizete Rocha Rodrigues
APRENDIZAGENS, PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO CONTEXTO
DA INCLUSÃO
Andréia Aparecida da Silva
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS UTILIZADAS NO ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Anedir Henrique Delfino
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA Angela Maria Hernandes Barroso
INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DENTRO DA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA Antônio Marcos de Macedo
A APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS E SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE ENSINO: REVISÃO
SISTEMÁTICA VOLTADA ÀS POSSÍVEIS DIRETRIZES DE ADEQUAÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES
Aparecida de Jesus Gomes
ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO COMPORTAMENTO ADPTATIVO SOB O CONCEITO DE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Aparecida do Socorro Sena
Bruna Martins Souza Silva
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE
TURMALINA - MGH
Bárbara Caroline Ferreira Rocha
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO 1o ANO DO ENSINO FUDAMENTAL: DESAFIOS
E POSSIBILIDADES
Bibiana Vieira Mattos Fernandes
UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE Edna Flávia Patrocinio
Carmelis Aparecida Macedo Martins
REGIME DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO
Cassilmara Rejane da Rocha
Rita do Rosário Corrêa
A EDUCAÇÃO LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Clarice Aparecida dos Santos Silva
Maria Aparecida Soares de Almeida
Marco Túlio Santos Ledo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTERAÇÕES COM TECNOLOGIA ASSITIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Cláudia Leão de Carvalho Costa
Fernanda de Paula Teixeira Figueiredo
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO Vilma de Fátima Oliveira
Creuza Alves Cordeiro da Cruz
O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA - BA
Cristiane Sousa Santos
O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DE
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA NA APRENDIZAGEM
Débora Soares Magalhães
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO EM HIGIENE E SAÚDE PARA ALUNOS
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Robson Barroso Maciel
Delcira Neta Barroso
EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL NA PERSPECTIVA BILÍNGUE Denise Soares Santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
FRENTE AOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO
Dirlene Aparecida de Oliveira
Luciana de Jesus Pires Sanguinetti
O ENSINO REGULAR E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Dj'Any Estela de Araújo Costa
Sheila Aparecida Barreto
A IMPORTÂNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DISLEXIA Dóris de Fátima Ferreira Freitas
CASO Edvanilson Santos de Oliveira
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA PARA COMUNIDADE ESCOLAR COM NECESSIDADES ESPECIAIS VISUAL: LIMITES E
POSSIBILIDADES DE ADEQUAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL GENTE PEQUENA DE ITAMARANDIBA -MG. UM ESTUDO DE
CASO
Eliana Dos Santos Costa Pinheiro
Solange Rodrigues de Sousa
INCLUSÃO E O USO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eliane Gisele dos Santos Dupim
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR ENTRE CONCEPÇÕES DOCENTES Elisalma de Matos Reis
Marielza da Silva Silveira
O JOGO ABECEDÁRIO COMO ESTRATÉGIA PARA AJUDAR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO SEU PROCESSO
DE ALFABETIZAÇÃO
Elizângela Aparecida de Oliveira
Kátia Soares Santos
ADAPTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A
ATUAÇÃO DO AEE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Eloá Carla dos Santos de Andrade
Janine do Socorro Sena Costa
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE APOIO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS Vânia Cristina da Silva
ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E IMPACTOS Fabrício Henrique Coelho Vieira
A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS Fernanda Almeida Viana
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Fernanda Ester Magalhães Paulino
Maria Valéria Borges Costa
DISCALCULIA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: DA OBSERVAÇÃO AS POSSIBILIDADES NO USO DE RECURSOS NA
PRÁTICA EDUCATIVA
Fernanda Marise dos Santos Vieira
PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Flávia Elisa de Carvalho Fortes
Ivanilda D’ Eleutério da Silva Padilha
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO
DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
Flávia Santos Silva
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO REGULAR Francisca Elâine De Mesquita
CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA VISUAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO L1 PARA
ESTUDANTES SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Hélida Cristine Santos Mendes Barroso
Geane Cássia Alves Sena
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOS ANOS INICIAIS Luzia de Jesus Reis
Geane Geralda Gonçalves
O ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO SURDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Lana Cristina Silveira Silva
Geralda Irene Pereira Nunes
A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - ESTADO
DO CONHECIMENTO (2005-2018)
Gerliano Divino da Silva
Marcilene Maria de Almeida
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: REVISÃO DE LITERATURA Gerolisa Pereira da Silva Sousa
TRABALHANDO GCROMPRINS COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SALA DE INFORMÁTICA Gideone Pereira Martins
PRÁTICA PEDAGÓGICA FLEXÍVEL: FATOR DE SUCESSO DA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Giselle de Fátima Silva
Lílian Paula da Silva
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA AUTOPERCEPÇÃO DE UM ALUNO COM TTRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOBRE
A SUA EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO REGULAR
Gislane Pereira Santos
Maria José de Araújo
ALFABETIZAÇÃO DO DISCENTE SURDO: UM DESAFIO POSSÍVEL Hélia Maria Lopes Cordeiro
Heloisa Ap. Vieira dos Santos
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ALINHADA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE Iana Nunes Machado
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ilma Cordeiro da Silva
Zilma Alves Araujo Nunes
O ENSINO DA DISCIPLINA DE ARTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES Inácia Martins De Sousa Franco
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO. Isabel Cristina De Fátima Fernandes
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM 2019 E 2020: O FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Itatiane Martins de Macedo
Maria José Alves de Macedo
BULLYING EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA PREVENÇÃO Ivanete de Jesus Vieira
POTENCIALIDADES ALÉM DO LAUDO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA
ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Ivani Amaral de Sousa Silva
Kelly Cristina Coelho Lima
RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Janayna Constantina Viana
O ENSINO DO LÉXICO EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOSPÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES José Carlos Gonçalves de Souza
EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA Josilene Lino Prates
Júnia Edileide Rodrigues Borges
O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL – GOVERNO FHC (1995-2003): ENTRE SEGREGAÇÃO E A INTEGRAÇÃO Juliana Cristine Brandão da Silva
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA Juliana Santos Sodré
O ACOMPANHAMENTO FAMÍLIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA Júnia Kelly Gonçalves Silva
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NAS SALAS DE AULA DO ENSINO REGULAR NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL: ADAPTADOS
PARA ESTIMULAR A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA)
Karla Valéria do Espírito Santo
ADAPTAÇÕES E RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Kátia Aparecida Faria Santos
O USO DAS TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA MULTIFUNCIONAL Laise Eudocia Bezerra de Medeiros
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA Leandro Francisco dos Santos
CONTRIBUIÇÃO DO USO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIFICULDADE
DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Liriá Aparecida Fernandes
DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA Lizziane Cinara de Oliveira
Márcia Mariene Rocha
A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE BEBÊS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES Luci Chantal Santos Moraes
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Lucianda de Jesus Oliveira Souza
LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Luís Carlos Lage Duarte
AQUISIÇÃO DE ESCRITA E O ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA(TEA) EM SALA DE AULA REGULAR Luzia Alves
RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Zilvania Ferreira de Azevedo
Maria Aparecida Lopes
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM MONTES CLAROS - MG Maria Barbosa Neta e Silva
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA
Maria Oliveira de Moraes Neri
Rosa Maria Souza Marques
A FORMAÇÃO DOCENTE E O DESAFIO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR Maria Kesano Ferreira Shibuya
LIBRAS: TECNOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DA L1 Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: A POSSIBILIDADE DE USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO DE ALUNO CEGO EM TEMPOS
DE PANDEMIA
Maria Luísa de Jesus Rodovalho
DESAFIOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES NA ÓTICA DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS Mariana Mendes Caio dos Santos
AS CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Marta de Oliveira Braga
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Michele Andrade Silva
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA DE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL COM CRIANÇAS DEFICIENTES Michelle Pires dos Santos
COMUNIDADE ESCOLAR: A IDENTIDADE SURDA EM QUESTÃO Mírian de Cássia Costa
UM CASO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS SÉRIES INICIAIS: CONHECER PÁRA INCLUIR NO ENSINO REGULAR Monalisa Vieira da Rocha
PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: A PRÁTICA DE ATIVIDADES LÚDICAS EM ÂMBITO ESCOLAR COM CRIANÇAS
QUE APRESENTAM TTRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Ruth Patrícia Martins Lopes Lages
Nádia Aparecida Gomes
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Nádia Maroto Minó
A ESCOLA INCLUSIVA E O PAPEL DO DOCENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA Nágila Campos Araújo Brant
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL Neli Júlia Lopes Camargos
ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Neuma Karine Macedo Alves
Vanildes Ferreira Costa
INTERLOCUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSORES DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
E DA SALA COMUM: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA PANDEMIA
Neuma Maria Machado Cavalcanti Carvalho
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Nicole Martins Da Silva Pereira
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE/PARA SURDOS: LIBRAS (L1) E PORTUGUÊS ESCRITO (L2) COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO Tiago Cabral Pereira
Pamela Carvalho Dias Cabral
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR DE MONTES CLAROS - MG Patrícia Fernanda Heliodoro Dos Santos
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO: UMA CONSTRUÇÃO SOLITÁRIA Raquel Adriane de Oliveira
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO INFANTIL Rayane Muniz Soares Froes
INCLUSÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO DE LITERATURA Regiane Souza de Morais
LITERATURA E FOLCLORE: RESGATANDO A CULTURA COM A PRÁTICA DA LEITURA E INCLUSÃO NA ESACOLA Ronald Henrique Loyola Silva
(IN)EFETIVIDADE DO ACESSO A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA
Rosana de Fátima de Souza
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE DOS APARATOS LEGAIS Rosana Leal Santiango
TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS E SERVIÇOS EM FAVOR DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA Roseli Fonseca Melo
REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS DEFICIENTES AUDITIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL
BRASILEIRO
Santa Medina Morais Neta
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Sara de Fátima Soares Barbosa
O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: O FAZER PEDAGÓGICO DO
PROFISSIONAL EM AEE
Silvana Natalina Rocha
Viviane da Silva Vieira
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EM PERÍODO PANDÊMICO, NA VISÃO DE UMA DOCENTE DE SALA DE
RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Sueli De Jesus Ferreira Tavares
USO DE PRÁTICAS EXITOSAS NA ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS
Thomaz Ruas Guimarães
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO SOCIAL Vanderléia Nunes dos Santos
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Vera Lúcia Aparecida de Oliveira Pinto
O PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR Vilma Conceição de Aquino
CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSO NO PROCESSO ESCOLAR DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA Zenilca Damásio Silva Tófani

  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página