Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, fundamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, atualizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI - em 2014, que estabelece uma nova concepção de educação especial que passa a ser complementar ou suplementar ao ensino ministrado nas salas de aula comuns.
- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Modalidade: Educação a Distância
- Tipo: Especialização
- Habilitação: Especialista em Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Ano de implantação: 2021
- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP N° 12/2015, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015
- Total de vagas ofertadas: 200
- Número de vagas ofertadas por polo: 50 alunos
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 200
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)
- Tempo para integralização do curso: 12 meses
- Carga Horária: 400 horas
- Perfil do egresso
O egresso obterá as seguintes habilidades e competências:
-
profissionais críticos, empreendedores, com consciência ética e comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional.
Dr. Fábio Brazier - Coordenador do Curso
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Alessandra de Fátima Alves - Mestra - Bolsista
Paulina Barbosa de Souza - Mestra - Bolsista
Jéssica Mayara Nascimento Machado - Mestra - Bolsista
Simone Pereira Monteiro - Mestra Bolsista
Sarah Gabriela Ribeiro Santos - Mestra - Bolsista
Magali Inês Pessini - Doutora - Bolsista
Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares - Doutora - Bolsista
Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.
Título do TCC | Autor(es) |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- TEA |
Adaiana Pereira de Oliveira Regina Conceição Souza dos Santos Ana Maria Damasceno Landim |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS: FORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR |
Adelson Tadeu Batista Delama da Silveira |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
Adriana Aparecida Martins Almeida |
QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA - DESAFIOS DAS PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS NAS PLATAFORMAS SOCIAIS |
Adriana Correia da Silva Oliveira |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOCEGOS NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – ESTADO DO CONHECIMENTO – 2006 A 2021 |
Adriana da Silva Maria Pereira Alexandre Botelho José |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CONTEXTO EDUCACIONAL E AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM |
Adriane Cassia Ireno de Araújo |
A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR |
Adriane Lilian Silva |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA LIBRAS |
Agne de Albuquerque França |
A INCLUSÃO DIGITAL DO ESTUDANTE SURDO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Alaíde Aparecida Coelho Oliveira Costa Alessandra Alecrim Cândido dos Santos |
A IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE APOIO E DOS PROFESSORES REGENTES DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FERNANDES DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE VEREDINHA MG |
Aleandra Pereira dos Santos Maria de Lourdes Cordeiro Azevedo |
TECNOLOGIA ASSISTIVA – SOB O OLHAR DE PESSOAS COM CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO | Alessandra Ferreira da Cruz |
A SALA DE RECURSOS COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO NO SISTEMA DE ENSINO | Alessandra Soares de Oliveira |
OS DESAFIOS DA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO, DURANTE A PANDEMIA DE COVI-19 |
Alessandro Gomes Alexandre |
TIC'S COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO NO LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: PRÁTICAS POSSÍVEIS E EXPERIÊNCIAS DO REMOTO E HÍBRIDO |
Alexandra Pereira de Almeida |
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS | Alizete Rocha Rodrigues |
APRENDIZAGENS, PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO |
Andréia Aparecida da Silva |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS UTILIZADAS NO ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | Anedir Henrique Delfino |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA | Angela Maria Hernandes Barroso |
INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DENTRO DA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA | Antônio Marcos de Macedo |
A APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS E SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE ENSINO: REVISÃO SISTEMÁTICA VOLTADA ÀS POSSÍVEIS DIRETRIZES DE ADEQUAÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES |
Aparecida de Jesus Gomes |
ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO COMPORTAMENTO ADPTATIVO SOB O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Aparecida do Socorro Sena Bruna Martins Souza Silva |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE TURMALINA - MGH |
Bárbara Caroline Ferreira Rocha |
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO 1o ANO DO ENSINO FUDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Bibiana Vieira Mattos Fernandes |
UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE | Edna Flávia Patrocinio Carmelis Aparecida Macedo Martins |
REGIME DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
Cassilmara Rejane da Rocha Rita do Rosário Corrêa |
A EDUCAÇÃO LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
Clarice Aparecida dos Santos Silva Maria Aparecida Soares de Almeida Marco Túlio Santos Ledo |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTERAÇÕES COM TECNOLOGIA ASSITIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Cláudia Leão de Carvalho Costa Fernanda de Paula Teixeira Figueiredo |
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO | Vilma de Fátima Oliveira Creuza Alves Cordeiro da Cruz |
O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA - BA |
Cristiane Sousa Santos |
O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA NA APRENDIZAGEM |
Débora Soares Magalhães |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO EM HIGIENE E SAÚDE PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Robson Barroso Maciel Delcira Neta Barroso |
EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL NA PERSPECTIVA BILÍNGUE | Denise Soares Santos |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO FRENTE AOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO |
Dirlene Aparecida de Oliveira Luciana de Jesus Pires Sanguinetti |
O ENSINO REGULAR E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | Dj'Any Estela de Araújo Costa Sheila Aparecida Barreto |
A IMPORTÂNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DISLEXIA | Dóris de Fátima Ferreira Freitas |
CASO | Edvanilson Santos de Oliveira |
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA PARA COMUNIDADE ESCOLAR COM NECESSIDADES ESPECIAIS VISUAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ADEQUAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL GENTE PEQUENA DE ITAMARANDIBA -MG. UM ESTUDO DE CASO |
Eliana Dos Santos Costa Pinheiro Solange Rodrigues de Sousa |
INCLUSÃO E O USO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Eliane Gisele dos Santos Dupim |
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR ENTRE CONCEPÇÕES DOCENTES | Elisalma de Matos Reis Marielza da Silva Silveira |
O JOGO ABECEDÁRIO COMO ESTRATÉGIA PARA AJUDAR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
Elizângela Aparecida de Oliveira Kátia Soares Santos |
ADAPTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A ATUAÇÃO DO AEE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
Eloá Carla dos Santos de Andrade Janine do Socorro Sena Costa |
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE APOIO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS | Vânia Cristina da Silva |
ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E IMPACTOS | Fabrício Henrique Coelho Vieira |
A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS | Fernanda Almeida Viana |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Fernanda Ester Magalhães Paulino Maria Valéria Borges Costa |
DISCALCULIA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: DA OBSERVAÇÃO AS POSSIBILIDADES NO USO DE RECURSOS NA PRÁTICA EDUCATIVA |
Fernanda Marise dos Santos Vieira |
PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Flávia Elisa de Carvalho Fortes Ivanilda D’ Eleutério da Silva Padilha |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO |
Flávia Santos Silva |
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO REGULAR | Francisca Elâine De Mesquita |
CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA VISUAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO L1 PARA ESTUDANTES SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
Hélida Cristine Santos Mendes Barroso Geane Cássia Alves Sena |
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOS ANOS INICIAIS | Luzia de Jesus Reis Geane Geralda Gonçalves |
O ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO SURDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | Lana Cristina Silveira Silva Geralda Irene Pereira Nunes |
A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - ESTADO DO CONHECIMENTO (2005-2018) |
Gerliano Divino da Silva Marcilene Maria de Almeida |
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: REVISÃO DE LITERATURA | Gerolisa Pereira da Silva Sousa |
TRABALHANDO GCROMPRINS COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SALA DE INFORMÁTICA | Gideone Pereira Martins |
PRÁTICA PEDAGÓGICA FLEXÍVEL: FATOR DE SUCESSO DA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Giselle de Fátima Silva Lílian Paula da Silva |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA AUTOPERCEPÇÃO DE UM ALUNO COM TTRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOBRE A SUA EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO REGULAR |
Gislane Pereira Santos Maria José de Araújo |
ALFABETIZAÇÃO DO DISCENTE SURDO: UM DESAFIO POSSÍVEL | Hélia Maria Lopes Cordeiro Heloisa Ap. Vieira dos Santos |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ALINHADA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE | Iana Nunes Machado |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Ilma Cordeiro da Silva Zilma Alves Araujo Nunes |
O ENSINO DA DISCIPLINA DE ARTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES | Inácia Martins De Sousa Franco |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO. | Isabel Cristina De Fátima Fernandes |
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM 2019 E 2020: O FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Itatiane Martins de Macedo Maria José Alves de Macedo |
BULLYING EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA PREVENÇÃO | Ivanete de Jesus Vieira |
POTENCIALIDADES ALÉM DO LAUDO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Ivani Amaral de Sousa Silva Kelly Cristina Coelho Lima |
RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Janayna Constantina Viana |
O ENSINO DO LÉXICO EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOSPÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | José Carlos Gonçalves de Souza |
EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | Josilene Lino Prates Júnia Edileide Rodrigues Borges |
O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL – GOVERNO FHC (1995-2003): ENTRE SEGREGAÇÃO E A INTEGRAÇÃO | Juliana Cristine Brandão da Silva |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA | Juliana Santos Sodré |
O ACOMPANHAMENTO FAMÍLIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA | Júnia Kelly Gonçalves Silva |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NAS SALAS DE AULA DO ENSINO REGULAR NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL: ADAPTADOS PARA ESTIMULAR A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA) |
Karla Valéria do Espírito Santo |
ADAPTAÇÕES E RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Kátia Aparecida Faria Santos |
O USO DAS TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA MULTIFUNCIONAL | Laise Eudocia Bezerra de Medeiros |
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA | Leandro Francisco dos Santos |
CONTRIBUIÇÃO DO USO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Liriá Aparecida Fernandes |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA | Lizziane Cinara de Oliveira Márcia Mariene Rocha |
A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE BEBÊS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES | Luci Chantal Santos Moraes |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA | Lucianda de Jesus Oliveira Souza |
LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO | Luís Carlos Lage Duarte |
AQUISIÇÃO DE ESCRITA E O ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA(TEA) EM SALA DE AULA REGULAR | Luzia Alves |
RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Zilvania Ferreira de Azevedo Maria Aparecida Lopes |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM MONTES CLAROS - MG | Maria Barbosa Neta e Silva |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Maria Oliveira de Moraes Neri Rosa Maria Souza Marques |
A FORMAÇÃO DOCENTE E O DESAFIO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR | Maria Kesano Ferreira Shibuya |
LIBRAS: TECNOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DA L1 | Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis |
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: A POSSIBILIDADE DE USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO DE ALUNO CEGO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Maria Luísa de Jesus Rodovalho |
DESAFIOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES NA ÓTICA DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS | Mariana Mendes Caio dos Santos |
AS CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA | Marta de Oliveira Braga |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Michele Andrade Silva |
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA DE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL COM CRIANÇAS DEFICIENTES | Michelle Pires dos Santos |
COMUNIDADE ESCOLAR: A IDENTIDADE SURDA EM QUESTÃO | Mírian de Cássia Costa |
UM CASO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS SÉRIES INICIAIS: CONHECER PÁRA INCLUIR NO ENSINO REGULAR | Monalisa Vieira da Rocha |
PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: A PRÁTICA DE ATIVIDADES LÚDICAS EM ÂMBITO ESCOLAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TTRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
Ruth Patrícia Martins Lopes Lages Nádia Aparecida Gomes |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS | Nádia Maroto Minó |
A ESCOLA INCLUSIVA E O PAPEL DO DOCENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA | Nágila Campos Araújo Brant |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL | Neli Júlia Lopes Camargos |
ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | Neuma Karine Macedo Alves Vanildes Ferreira Costa |
INTERLOCUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSORES DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E DA SALA COMUM: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA PANDEMIA |
Neuma Maria Machado Cavalcanti Carvalho |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | Nicole Martins Da Silva Pereira |
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE/PARA SURDOS: LIBRAS (L1) E PORTUGUÊS ESCRITO (L2) COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO | Tiago Cabral Pereira Pamela Carvalho Dias Cabral |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR DE MONTES CLAROS - MG | Patrícia Fernanda Heliodoro Dos Santos |
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO: UMA CONSTRUÇÃO SOLITÁRIA | Raquel Adriane de Oliveira |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO INFANTIL | Rayane Muniz Soares Froes |
INCLUSÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REVISÃO DE LITERATURA | Regiane Souza de Morais |
LITERATURA E FOLCLORE: RESGATANDO A CULTURA COM A PRÁTICA DA LEITURA E INCLUSÃO NA ESACOLA | Ronald Henrique Loyola Silva |
(IN)EFETIVIDADE DO ACESSO A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Rosana de Fátima de Souza |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE DOS APARATOS LEGAIS | Rosana Leal Santiango |
TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS E SERVIÇOS EM FAVOR DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA | Roseli Fonseca Melo |
REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS DEFICIENTES AUDITIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
Santa Medina Morais Neta |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | Sara de Fátima Soares Barbosa |
O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFISSIONAL EM AEE |
Silvana Natalina Rocha Viviane da Silva Vieira |
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EM PERÍODO PANDÊMICO, NA VISÃO DE UMA DOCENTE DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
Sueli De Jesus Ferreira Tavares |
USO DE PRÁTICAS EXITOSAS NA ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS |
Thomaz Ruas Guimarães |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO SOCIAL | Vanderléia Nunes dos Santos |
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Vera Lúcia Aparecida de Oliveira Pinto |
O PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR | Vilma Conceição de Aquino |
CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSO NO PROCESSO ESCOLAR DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA | Zenilca Damásio Silva Tófani |
Redes Sociais