Portal IFNMG - Projeto do Campus Almenara é aprovado pelo CNPq Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto do Campus Almenara é aprovado pelo CNPq

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2013, 07h16 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2013, 07h22

PAIS

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto “Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Rural no Baixo Jequitinhonha”, enviado pelo grupo de Professores Pesquisadores do IFNMG - Campus Almenara sob a Coordenação do Prof. Vico Mendes Pereira Lima. O Projeto (406331/2012-0) abrange a formação do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA)
A aprovação é de extrema importância para a Instituição e também para a comunidade local, já que o “projeto visa o desenvolvimento rural do território do Baixo Jequitinhonha por meio de atividades de pesquisa científica, extensão e educação profissional que valorize e aprimore técnicas agroecológicas de produção dos agricultores familiares, bem como capacitar estudantes do IFNMG - Campus Almenara e técnicos extensionistas regionais para a difusão de conhecimentos dos sistemas orgânicos de base agroecológica”. Esse foi um projeto multidisciplinar, que contou com a colaboração do IFNMG e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus de Montes Claros.
A pesquisa tem como principal atividade a montagem de experimentos que possam aperfeiçoar a tecnologia PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) com um caráter regional. Em breve, as atividades do Projeto serão iniciadas.