Portal IFNMG - Descontração marca aula inaugural do primeiro curso superior do Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Descontração marca aula inaugural do primeiro curso superior do Campus Almenara

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2013, 15h44 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2013, 15h44

01 - Aula inaugural movimentou o Campus Almenara na semana passada

No dia 19 de agosto, um evento marcou a história do Campus Almenara: a aula inaugural do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), o primeiro em nível superior ofertado pela unidade. “Esse é um marco para nós. Assumimos não só o compromisso de montar o curso, mas também de mantê-lo com qualidade, e vocês podem cobrar isso da nossa gestão”, afirmou a diretora-geral do Campus, Adriana Regina Corrent. E acrescentou, falando diretamente aos ingressantes: “Façam dessa escola um passaporte para uma vida melhor, não só para vocês mesmos, mas para todos os que vivem com vocês”.

A solenidade foi presidida pelo reitor, José Ricardo Martins da Silva, que aproveitou a oportunidade para apresentar aos presentes o projeto Reitoria Itinerante, que começava pelo Campus Almenara, naquele dia, com o propósito de percorrer todos os campi até o final deste ano. Nas palavras do reitor, o propósito é “estreitar relações” entre a Reitoria e os campi, que estão distribuídos em uma região territorialmente bastante extensa.

02 - Os professor Rodrigo Adriana José Ricardo e Petrônio

Na plateia, estavam os alunos ingressantes, como Sérgio André Dias Nascimento, que já trabalha como técnico de informática há cerca de sete anos e viu no curso superior de TADS a oportunidade de investir na carreira. Estavam presentes, também, o coordenador do novo curso, Rodrigo Carneiro Brandão, os demais gestores que integraram a comitiva da Reitoria Itinerante, servidores e alunos de outros cursos do Campus Almenara, além de autoridades e representantes de diversas instituições.

Tecnologia e mercado
A aula inaugural ficou sob responsabilidade do professor Petrônio Cândido de Lima e Silva, do curso de TADS do Campus Januária. Com bom humor e descontração, o professor tratou de diversas questões, a começar pelo avanço tecnológico – que, segundo ele, aconteceu e continua acontecendo em escala não linear, mas exponencial - e suas tendências.

03 - Professor Petrônio muita informação e boas risadas na plateia

Boa parte da aula inaugural foi dedicada ao mercado de trabalho de tecnologia da informação. O professor Petrônio apresentou as diversas possibilidades de atuação profissional, para além do desenvolvimento de softwares e aplicativos, que, segundo ele, é o mercado mais óbvio, mas longe de ser o único. As possibilidades são diversas, a exemplo de desenvolvimento de jogos e de aplicativos para dispositivos móveis (como celulares e tablets), internet (desenvolvimento de sites, portais, blogs), gerência e gestão de mídias sociais, redes e infraestrutura, TV digital, tratamento da informação, educação a distância e computação científica.
A boa notícia para os futuros profissionais veio também em números: Petrônio apresentou dados extraídos de diversas publicações especializadas em tecnologia da informação que confirmam um grande deficit de profissionais da área para os próximos anos. E o que esse mercado espera desses profissionais? Segundo ele, soluções, atualização constante, proatividade, empreendedorismo e inovação.