Portal IFNMG - Plenária Territorial do Baixo Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Plenária Territorial do Baixo Jequitinhonha

Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2014, 10h59 | Última atualização em Quarta, 24 de Setembro de 2014, 10h59

Almenara, 19 de setembro de 2014.

Plenária TCBJ

Ocorreu no dia 16 de setembro do presente ano e, pela primeira vez no Instituto Federal do Norte de Minas/Câmpus Almenara, a última reunião da Plenária Territorial do Baixo Jequitinhonha. O evento foi uma ação no âmbito da política do Território da Cidadania, existente desde 2003, que surgiu por iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a partir da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), como estratégia de desenvolvimento rural que prevê a criação de espaços de participação e protagonismo de atores sociais organizados em interlocução direta com representantes do Poder Público para a implementação, melhor efetivação e acompanhamento de uma série de Programas e Políticas Públicas específicas de abrangência territorial, possibilitando também um maior exercício do controle social.
A Plenária contou com a presença de representantes de mais de sessenta entidades da sociedade civil de 12 municípios do Baixo Jequitinhonha, dentre as quais cabe ressaltar a participação os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs), representação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), além de representantes de associações de comunidades quilombolas e assentados da reforma agrária. Quanto à representação do Poder Público, compareceram os prefeitos dos municípios de Palmópolis e de Jequitinhonha, além da secretária de agricultura do município de Almenara. A reunião contou também com a presença da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, de membros da SDT, além de órgãos técnicos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).
A programação do evento contou com uma mesa de abertura, resgate histórico das ações já realizadas no âmbito do Território da Cidadania do Baixo Jequitinhonha, apresentação oficial do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial, que traz como novidade a vinculação do IFNMG com a Política do Território da Cidadania. Em seguida, realizou-se a recomposição dos membros do Colegiado Territorial, fórum deliberativo em que são discutidas e definidas as demandas e ações prioritárias para o Território, bem como as estratégias para encaminhamento e gestão das prioridades com foco no desenvolvimento rural sustentável. Seguiu-se com uma apresentação da Matriz de Direito e Cidadania 2014, feita pela STD, expondo as principais políticas e ações estratégicas passíveis de serem trabalhadas e acompanhadas conforme deliberação do Colegiado Territorial, bem como apresentação da Estratégia de Gestão do Plano Safra, com ênfase nas ações de inclusão produtiva.
Finalmente, foi encaminhada pelo Núcleo Diretivo do Colegiado a recomposição das Câmaras Temáticas de Juventude e de Mulheres e deliberou-se ainda sobre a criação de duas novas Câmaras: a de Inclusão Produtiva e a de Educação no Campo, como instâncias menores dentro do Colegiado responsáveis pelo encaminhamento das ações, programas e políticas públicas de abrangência territorial com ênfase em seus respectivos temas. A plenária contou ainda com participação e intervenções artísticas feitas pelo Poeta Trabion.