Portal IFNMG - Comunidade acadêmica participará de autoavaliação institucional na semana do dia 10 a 14 de dezembro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 11h43 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 14h14

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus Montes Claros do IFNMG trabalhará, nos próximos meses, para finalizar o processo de autoavaliação institucional referente ao triênio 2010-2012. Serão avaliados somente os cursos superiores do Instituto.

Para tanto, serão aplicados questionários aos três segmentos da comunidade acadêmica: discentes, docentes e servidores técnico-administrativos. Neste momento, os questionários são destinados somente aos discentes dos cursos superiores, docentes que atuam ou atuaram nos cursos superiores do Instituto no período de 2010 a 2012 e servidores técnico-administrativos. Os questionários serão disponibilizados na semana do dia 10 a 14 de dezembro, em sistema on-line.

A expectativa é que, nos próximos anos, a autoavaliação contemple a participação de toda a comunidade acadêmica.

Objetivos

A autoavaliação institucional é uma das etapas da Avaliação das Instituições de Educação Superior prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

Os principais objetivos da autoavaliação consistem na ampliação de conhecimentos, questionamento sobre o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificação das causas dos seus problemas e deficiências, ampliação da consciência pedagógica e a constante capacitação profissional dos corpos docente e técnico-administrativo. Objetiva, ainda, o fortalecimento das relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, verificação de eficácia da vinculação da instituição com a comunidade, julgamento acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos e, principalmente, prestação de contas à sociedade.

A autoavaliação institucional contempla dez dimensões avaliativas, estabelecidas pelo Art. 3º da Lei do Sinaes (Lei nº 10.861/2004), a saber: missão e plano de desenvolvimento institucional; política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão; responsabilidade social da instituição; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira.

A CPA

Como comissão integrante do Sinaes, a CPA do IFNMG tem o objetivo de assegurar a condução do processo de autoavaliação da nossa Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conhecer a CPA do IFNMG, acesse http://www.ifnmg.edu.br/institucional/comissoes/cpa/a-cpa.