Portal IFNMG - Campus Montes Claros realiza I Jornada de Informática Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Montes Claros realiza I Jornada de Informática

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2013, 21h26 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2013, 09h28

Foi realizada, nos dias 15 e 16 de agosto, a I Jornada de Informática do IFNMG - Campus Montes Claros. O evento, proposto e executado pelos professores da área, teve por objetivo comemorar o Dia Nacional do Profissional de Informática, celebrado no dia 15 de agosto.

Participaram do evento os alunos dos cursos Técnico Subsequente e Integrado em Informática, além dos acadêmicos de Ciência da Computação. Minicursos foram realizados nos laboratórios de informática, além de uma maratona de programação para incentivar e premiar as habilidades dos alunos na resolução de problemas com algoritmos.

No período noturno, o evento foi aberto ao público em geral, e, na noite do dia 15, aconteceu a cerimônia de abertura, da qual participaram o Reitor do IFNMG, Prof. José Ricardo Martins da Silva; o Diretor do Campus Montes Claros, Prof. Nelson Licínio Campos de Oliveira; a Pró-Reitora de Ensino, Profª Ana Alves Neta; o Diretor de Pesquisa, Prof. Charles Bernardo Buteri e o Comandante do 50º Batalhão da PMMG, Tenente-Coronel Nivaldo Ferreira Neto.

A palestra da primeira noite, intitulada "Tecnologia da Informação e Eficiência Operacional", ficou a cargo do Tenente Frederico Borges Evangelista, oficial de informática do 50º BPM. O Tenente Evangelista falou sobre a importância fundamental da informática e automatização para o trabalho da Polícia Militar, destacando os diversos sistemas de controle e planejamento operacional, concluindo com uma demonstração do Sistema RECOMAS (Rede de Comerciantes Mais Seguros), desenvolvido em parceria com o Campus Montes Claros.

Na segunda noite do evento, aconteceu a apresentação do projeto da empresa MobiliTI, intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano". Este importante projeto, desenvolvido junto à Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal e a ONU, realizou e agora disponibiliza ao público um levantamento de dados em todos os municípios brasileiros para compor o Índice de Desenvolvimento Humano do país. O atlas pode ser acessado em http://www.atlasbrasil.org.br/2013/.

Em seguida, foi realizada uma Mesa Redonda sobre Empreendedorismo em Informática, mediada pelo Prof. Júlio César Guedes Antunes, e com a participação dos empresários Rodrigo Queiroz (www.mobili-ti.com), Felipe Pereira Quadros Maia (www.infobitsunimontes.com.br), Wander Medeiros (www.tectotum.com.br) e Herberth Amaral (www.sisqualis.com.br). Foram discutidos diversos tópicos sobre abertura de empresas, contratação de profissionais e desafios do mercado.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.