Portal IFNMG - A Direção do Campus Salinas comemora um ano à frente da instituição com apresentação de relatório de gestão Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2013, 08h03 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2013, 08h04

Alunos dos cursos técnicos assistiram a apresentação do relatório de gestão no Centro de Convenções.

A Direção do Campus Salinas comemorou um ano de gestão com evento realizado no dia 07 deste mês no Centro de Convenções da cidade. A apresentação do relatório de gestão teve como tema o slogan da gestão "Derrubando muros e construindo pontes para que o Norte se torne cada vez mais forte" e foi apresentada pela manhã para os alunos dos Cursos Técnicos, à tarde para os servidores e à noite para os alunos dos Cursos Superiores.

"O futuro que queremos não se construirá por si mesmo. Estamos no limiar de um novo tempo que nos exigirá mais dedicação, determinação e responsabilidades. Mudanças profundas de atitudes coletivas, institucionais e individuais", afirmou  a Diretora - Geral, professora Maria Araci Magalhães.

A Diretora - Geral Maria Araci Magalhães e o Diretor de Ensino Thiago Moreira dos Santos.

O objetivo do relatório de gestão foi apresentar as ações realizadas no instituto federal, Campus Salinas, no ano de 2012 - 2013. "Colocamos a serviço de toda a sociedade os conhecimentos acadêmicos produzidos, comprometendo em trabalhar pela igualdade de oportunidades e pela inclusão social. O compromisso dessa instituição de ensino com a política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica se traduz na articulação dos resultados obtidos pelo Campus salinas," completou a diretora.

Na abertura da reunião a Diretora - Geral, professora Maria Araci Magalhães, e o Diretor de Ensino, professor Thiago Moreira dos Santos, explanaram sobre as ações desenvolvidas nesse primeiro ano de gestão, destacando a união de todos na elaboração dos projetos de expansão do campus. Dentre os diversos projetos foram destacadas  as ações administrativas, como o investimento na capacitação de servidores e  implantação de sistema de segurança com identificação de alunos e funcionários. Incluídas nas ações realizadas pela Direção foram mostradas as obras já concluídas como o viveiro florestal, a construção do estábulo, pavimentação do campus; as obras em andamento como o estacionamento, prédio de gabinete dos professores, o ginásio poliesportivo; e as obras em prospecção como a reforma das quadras, o hospital veterinário, a nova fachada de entrada do campus, projeto de irrigação, anfiteatro entre outros. Além disso teve destaque também a união e esforço de toda a equipe da Direção na busca de recursos extraorçamentários para a concretização desses projetos.

Alunos representantes dos cursos técnicos do Conselho Discente.

Um dos ideais dessa gestão é a democratização das ações e para que isso seja possível foi criado o Conselho Discente do campus que é composto por um membro representante e suplente de todos os cursos da instituição (médio e superiores). Esse conselho tem como atividade fundamental estreitar a relação com a Direção na troca de ideias, sugestões e participação efetiva dos alunos na construção de um campus como polo de excelência em qualidade de ensino.

Ao concluir sua participação, a Direção - Geral enfatizou os esforços realizados nessa nova caminhada e no compromisso feito. "Para esses quatro anos assumimos o compromisso de entregar à sociedade de Salinas e região, uma instituição de ensino gratuito, de maior qualidade, com um melhor atendimento, conforto e segurança aos usuários. Estamos lutando muito para cumprir os compromissos assumidos frente a todos. Temos o dever de contribuir para alavancar o desenvolvimento socioeconômico regional", enfatizou Araci.

Acadêmicos representantes dos cursos superiores do Conselho Discente.

Gestores destacaram ações
Os gestores de diversos setores da instituição também se apresentaram no evento destacando as principais conquistas e projetos dos diversos setores. Se apresentaram o Diretor de Planejamento e Administração, Adilson José da Silva; a Diretora do Departamento de Administração e Finanças, Marice Guimarães; o Diretor do Departamento de Produção e Apoio ao Ensino e Pesquisa, Osmar Correa primo; o Diretor de Pesquisa, Pós - Graduação e Inovação, Gabriel Domingos Carvalho; o Diretor do Departamento de Ensino, Vilson Alves Moreira; o Coordenador de Extensão, Vinícius Orlandi Barbosa Lima; o Coordenador de Gestão de Pessoas, Gilmar Wilson Guimarães; o Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, João Paulo Ferreira; a Coordenadora Adjunta do Pronatec, Patrícia Emanuelle Brito; a Coordenadora da Escola Aberta do Brasil, Vanessa do Amaral Bernardino Matos; a Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, Alany Crísbia Morais de Sá e a Coordenadora do Projeto Licenciatura em Ação, Giuliana de Sá.

Alunos/atletas participantes do I JIFENMG foram aplaudidos na apresentação.

Para a direção a consolidação de uma instituição ocorre em dois momentos: com a instalação da infraestrutura e com a formação de uma equipe competente. “É importante que as pessoas que fazem a instituição e colaboram com a atual gestão sejam lembradas  e valorizadas neste momento de avaliação", finalizou Araci.