Portal IFNMG - Servidores do IFNMG – Campus Salinas participam da VI Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade e do I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 07h33 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2013, 07h33

Servidores e alunos do campus durante visita.

Entre os dias 08 a 11 de outubro foi realizado VI Encontro Norte Mineiro de Agrobiodiversidade e I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro: Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Direito dos Agricultores”. O evento foi dividido em dois momentos específicos. Primeiramente a organização de caravanas para visitas de experiências bem sucedidas na luta pelo direito territorial das comunidades tradicionais. Depois as caravanas se dirigiram para Montes Claros.

O IFNMG – Campus Salinas estava representado pelos servidores:  Fabiano Rosa de Magalhães, Filipe Vieira e Rogério Alves de Amorim, Lázaro Gonçalves Siqueira, Wânia Silvinha Loyola e Vinícius Orlandi Barbosa Lima, além dos alunos bolsistas (Programa CNPq/Fapemig), Hélio Fernandes Ferreira Filho e Luiz Antônio Teixeira Neto, e do bolsista de extensão: Felipe Teixeira Braga Capuchinho.

Feira de produtos agroecológios em Montes Claros.

A instituição foi convidada a participar de dois momentos das caravanas. No primeiro momento participou de um Fórum Internacional no assentamento Tapera, município de Riacho dos Machados, no dia 08. No dia 09 conheceu a comunidade de Vereda Funda, município de Rio Pardo. A comunidade vem lutando pelo seu direito territorial há cerca de 10 anos. Recentemente obteve parecer favorável do INCRA para a criação do Projeto de Assentamento Extrativista Veredas Vivas – PAE.

Encontro da Agrobiodiversidade em Montes Claros.

Em Montes Claros, para onde convergiram todas as caravanas, realizou-se a discussão de diversos assuntos referentes à dinâmica das comunidades e povos tradicionais, com a presença de comunidades quilombolas, indígenas, vazanteiros e geraizeiros. Dentre os assuntos discutidos, destaca-se as estratégias de enfrentamento em relação aos grandes projetos de monocultura, mineração e barragens. Além desta temática, outro ponto discutido foi o enfrentamento das questões climáticas. Na oportunidade organizou-se feiras de produtos da agroecologia, além da exposição de sementes criolas com a roda dos guardiões, cuja finalidade é estimular a divulgação e troca das sementes armazenadas e repassadas de geração a geração.

Com colaboração do professor Fabiano.