Portal IFNMG - Semana do meio ambiente é comemorada com êxito através de ações envolvendo a comunidade interna e externa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h12 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 15h15

Foto 01 Semana do meio ambiente é comemorada com êxito através de ações envolvendo a comunidade interna e externa

Seguindo a proposição: “Pensar Globalmente e Agir Localmente”, docentes e discentes do Núcleo da Engenharia Florestal – IFNMG/Campus Salinas juntamente com discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática, com o apoiode servidores (do quadro efetivo e terceirizado), organizaram a Semana do Meio Ambiente, por meio de ações realizadas no período de 03 a 08 de junho. As atividades tiveram como objetivo chamar a atenção da população para problemas ambientais a fim de reconhecer a importância da preservação dos recursos naturais para a sociedade.

Dentre as ações, houve um mutirão para a organização da área produtiva do Viveiro Florestal do Campus, o qual atende demandas do ensino, pesquisa e extensão, realizado em 03/06, pelos alunos do curso de Engenharia Florestal. No dia 04/06, efetuou-se a arborização da Praça da Academia da Saúde, em Salinas – MG, envolvendo os alunos atendidos pela Fundação Hope Of The Future, instituição queatendecrianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município.

Foto 02 Semana do Meio Ambiente 2019

No dia 05/06, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, docentes e discentes do curso de Engenharia Florestal realizaram exposição de projetos envolvendo o aproveitamento de resíduos agropecuários para a produção de adubos orgânicos, os quais são utilizados na produção de mudas florestais no Viveiro Florestal, bem como a distribuição de mudas e sementes de espécies florestais (algumas frutíferas) e amostras de adubos orgânicos já estabilizados, prontos para utilização em vasos de plantas. Nessa ação, a população de Salinas pôde visitar o estande da Engenharia Florestal, instalado em frente ao Mercado Municipal, onde, além de conferir as informações sobre as ações desenvolvidas pelo IFNMG - Campus Salinas, recebeu orientações dos estudantes e professores acerca da importância do papel que cada pessoa pode exercer em prol da saúde ambiental do nosso local.

Foto 03 Semana do Meio Ambiente 2019

Também foram realizadas ações na Escola Estadual Dr. Osvaldo Prediliano Sant' anna,envolvendo a implantação (plantio de espécies arbóreas) e manutenção da arborização (podas para condução das árvores existentes no local), atividades desenvolvidas pelos alunos dessa instituição sob a coordenação de estudantes e pelo Professor Mateus Felipe Quintino Sarmento, do curso de Engenharia Florestal.

Foto 04 Semana do Meio Ambiente 2019

As ações da Semana do Meio Ambiente foram encerradas no dia 08/06 (sábado letivo), com a exibição do Cine Ambiental, através da apresentação do filme “O Sal da Terra”, nos turnos matutino e noturno, despertando a consciência social e uma visão crítica sobre os problemas enfrentados pela população residente em diversas regiões do planeta. Após a exibição, a comunidade interna pôde conferir o processo de fabricação de sabão caseiro, como forma de aproveitamento de óleos usados. Nesse processo, foi utilizada uma máquina confeccionada com materiais que seriam descartados. Por fim, a comunidade interna levou para casa amostras de sabão caseiro, fabricadas por estudantes da Engenharia Florestal (resultado do projeto de extensão de demanda induzida, desenvolvida no Campus no ano de 2018), e plantas ornamentais.

Foto 05 Semana do Meio Ambiente 2019

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Texto (adaptado): Taís Limas Silva, discente do 3º período de Engenharia Florestal.