Portal IFNMG - II Seminário de Eixo Integrador do Curso de Pedagogia - IFNMG Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

II Seminário de Eixo Integrador do Curso de Pedagogia - IFNMG Campus Salinas

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 16h41 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 18h18

Foto 01 II SEMINÁRIO DE EIXO INTEGRADOR

Aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro  o II Seminário de Eixo Integrador das disciplinas do 2º período do Curso de Pedagogia no campus Salinas.

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do IFNMG e seu corpo docente  preocupa-se com a formação de profissionais “a partir dos problemas sociais os quais ele precisará enfrentar na sua carreira docente". Diz a coordenadora do Curso,professora Drª Edna Salgado.

Dessa forma, os acadêmicos, durante todos os períodos de estudo são instigados a problematizar o cotidiano e recebem instrumentalização teórica e metodológica para lidar com a temática. Nessa perspectiva, semestralmente, são executadas atividades com o eixo integrador, elencando uma das disciplinas que compõe a matriz curricular.

Foto 02 II SEMINÁRIO DE EIXO INTEGRADOR

O eixo integrador possibilita a interdisciplinaridade e norteia o planejamento dos docentes do curso de forma orgânica. Para o referido período, a problemática esteve ligada à Educação para Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, essa temática esteve em pauta de forma expressiva e interdisciplinar, objetivando conscientizar e valorizar as questões relacionadas ao assunto dentro das escolas.   Como culminância do trabalho foi realizado o II Seminário com os acadêmicos apresentando artigos comos resultados das pesquisas realizadas nas escolas campo de Salinas, Taiobeiras, Berilo, Rubelita e Nova Matrona.

Foto 03 II SEMINÁRIO DE EIXO INTEGRADOR

O Seminário é resultado do trabalho interdisciplinar dos professores do curso de Pedagogia, acreditando que as reflexões sobre o racismo e preconceito estejam pautadas dentro das escolas como bandeira permanente e intrinsicamente ligada à prática pedagógica e, sobretudo, envolvendo os acadêmicos do curso acerca da pesquisa e da realidade social, diminuindo a distância entre teoria e prática.

Mais fotos, CLIQUE AQUI

FONTE: Coordenadora do Curso de Pedagogia do IFNMG - Prof. DrªEdna Salgado