Portal IFNMG - Alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas fazem curso na Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 10h47 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 18h14

Foto 01 Alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas fazem curso na Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi

Equipe de professore da EBMAR e alunos do IFNMG campus Salinas.

De sexta-feira a domingo (13 a 15/12), alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG campus Salinas realizaram visita técnica à Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) para estudo dos animais invertebrados, como parte dos requisitos das disciplinas de Zoologia Comparada de Invertebrados I e II. Apesar do foco em zoologia, os estudantes tiveram, ainda, a oportunidade de estudar as algas, além de visitar três ecossistemas exclusivos da região litorânea: Manguezal, Restinga e Mata Atlântica. Estratégias de adaptação, sobrevivência e mitigação dos impactos ambientais foram discutidas ao longo do curso. Ao final, os alunos apresentaram os resultados das investigações em formato lúdico e de seminário.

Foto 02 Alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas fazem curso na Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi

Alunos durante travessia do manguezal.

“Na minha opinião, é a visita técnica mais importante do curso de Biologia. Nela, é possível estudar, na prática, os conteúdos de pelo menos cinco disciplinas do curso, além de ser uma viagem transformadora, já que muitos dos nossos alunos não tiveram a oportunidade de conhecer o mar nem os ecossistemas costeiros”, comenta o professor Filipe Vieira Santos de Abreu, coordenador da atividade.

Foto 03 Alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas fazem curso na Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi

Estudantes analisando a fauna presente nas lagoas do costão rochoso.

“Aqui é muito mais fácil de aprender, pois vemos os animais em seu habitat natural, com seu comportamento e cores originais. Fiquei encantada com a atividade, foi a primeira vez que vi o mar. Os monitores também são muito bem preparados e nos instigam a pensar e a olhar o ambiente como biólogos”, relata Eliana da Cruz, aluna do 2º período.

O professor Filipe destacou também o apoio recebido dos diretores Wagner Patrício de Sousa Júnior (Campus Salinas) que viabilizou a viagem, e Renato Afonso Cota Silva (Campus Montes Claros) que cedeu o segundo motorista, imprescindível em viagens longas.

A Reserva

A EBMAR é uma reserva natural, dedicada a pesquisas, cultura e educação, fundada em 1970 pelo cientista Augusto Ruschi, o patrono nacional da ecologia, e é legalmente constituída como um instituto de caráter socioambiental e sem fins lucrativos. Desde 1989, realiza aulas de campo para todos os níveis de ensino e cursos de extensão universitária. Esta foi a quarta edição do curso para os alunos do IFNMG campus Salinas. (Mais informações: https://www.augustoruschi.com.br/).

Mais fotos, CLIQUE AQUI.

Fonte: Prof.º Felipe Vieira Santos de Abreu