Portal IFNMG - Seminário de Literatura, Musicalização e Ludicidade e Oficina de Primeiros Socorros do Corpo de Bombeiros encerram os eventos do Curso Cuidador Infantil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Seminário de Literatura, Musicalização e Ludicidade e Oficina de Primeiros Socorros do Corpo de Bombeiros encerram os eventos do Curso Cuidador Infantil

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h01

 

É inegável a importância do contato precoce das crianças com as artes, uma vez que é por meio dela que estes “pequenos” sujeitos refletem e posicionam-se diante do mundo, expressando sua criatividade e individualidade.

Pensando nisto, o professor Pedro Paulo Saleme, responsável pelo componente curricular Literatura, Musicalização e Ludicidade do Curso Cuidador Infantil, propôs como alternativa de encerramento da disciplina um valioso Seminário, realizado nos dias 14 e 19 de novembro, na Associação Educacional Evangélica Luterana (Internato Rural), sede do curso.

Nesta proposta, as alunas tiveram a oportunidade de criar, planejar e realizar projetos de modalidades artísticas diversas como teatro, música e contação de histórias, exercitando habilidades indispensáveis ao universo da prestação de serviços ao público infantil.

Simone Cruz, que é professora de apoio em Sala de Recursos Multimeios, acredita que “é preciso incentivar a imaginação e criatividade não só das crianças, mas também dos adultos. Estamos imersos em problemas corriqueiros e a fantasia nos auxilia a atravessarmos as angústias”.

Ainda na esteira de competências requeridas ao Cuidador Infantil, há também a capacidade de identificar fatores riscos de acidentes na infância, propor soluções preventivas, bem como prestar assistência imediata diante de eventos adversos. Para tanto, a Professora Luara Cristiane Dourado Neves, responsável pela disciplina Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, convidou membros do Pelotão de Bombeiros Militar - Teófilo Otoni, representado pelos soldados Dantas e Welligton a compartilhar conhecimentos e experiências.

A Oficina Prática de Primeiros Socorros, realizada no dia 20 de novembro, teve ênfase no atendimento à população infantil, com o objetivo de demonstrar os procedimentos emergenciais diante de: obstrução de vias aéreas (manobras de desengasgo), imobilizações de membros traumatizados e suporte básico de vida (reanimação cardiopulmonar).

As alunas foram orientadas individualmente sobre tais procedimentos, a fim de garantir uma plena aprendizagem de manobras tão importantes no cotidiano.

A aluna Iaskara Nascimento destacou a relevância da disseminação da Oficina: “realmente estes conhecimentos precisariam ser mais divulgados para a população em geral. Estamos tendo uma oportunidade de ouro aqui no curso, vendo assim na prática como prevenir e como prestar socorro diante de algum problema dessa natureza”.



Fim do conteúdo da página