Seminário de Literatura, Musicalização e Ludicidade e Oficina de Primeiros Socorros do Corpo de Bombeiros encerram os eventos do Curso Cuidador Infantil
É inegável a importância do contato precoce das crianças com as artes, uma vez que é por meio dela que estes “pequenos” sujeitos refletem e posicionam-se diante do mundo, expressando sua criatividade e individualidade.
Pensando nisto, o professor Pedro Paulo Saleme, responsável pelo componente curricular Literatura, Musicalização e Ludicidade do Curso Cuidador Infantil, propôs como alternativa de encerramento da disciplina um valioso Seminário, realizado nos dias 14 e 19 de novembro, na Associação Educacional Evangélica Luterana (Internato Rural), sede do curso.
Nesta proposta, as alunas tiveram a oportunidade de criar, planejar e realizar projetos de modalidades artísticas diversas como teatro, música e contação de histórias, exercitando habilidades indispensáveis ao universo da prestação de serviços ao público infantil.
Simone Cruz, que é professora de apoio em Sala de Recursos Multimeios, acredita que “é preciso incentivar a imaginação e criatividade não só das crianças, mas também dos adultos. Estamos imersos em problemas corriqueiros e a fantasia nos auxilia a atravessarmos as angústias”.
Ainda na esteira de competências requeridas ao Cuidador Infantil, há também a capacidade de identificar fatores riscos de acidentes na infância, propor soluções preventivas, bem como prestar assistência imediata diante de eventos adversos. Para tanto, a Professora Luara Cristiane Dourado Neves, responsável pela disciplina Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, convidou membros do 4º Pelotão de Bombeiros Militar - Teófilo Otoni, representado pelos soldados Dantas e Welligton a compartilhar conhecimentos e experiências.
A Oficina Prática de Primeiros Socorros, realizada no dia 20 de novembro, teve ênfase no atendimento à população infantil, com o objetivo de demonstrar os procedimentos emergenciais diante de: obstrução de vias aéreas (manobras de desengasgo), imobilizações de membros traumatizados e suporte básico de vida (reanimação cardiopulmonar).
As alunas foram orientadas individualmente sobre tais procedimentos, a fim de garantir uma plena aprendizagem de manobras tão importantes no cotidiano.
A aluna Iaskara Nascimento destacou a relevância da disseminação da Oficina: “realmente estes conhecimentos precisariam ser mais divulgados para a população em geral. Estamos tendo uma oportunidade de ouro aqui no curso, vendo assim na prática como prevenir e como prestar socorro diante de algum problema dessa natureza”.
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