Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária sediou o IV Seminário Institucional dos Programas Pibid e Residência Pedagógica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 16h00 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 16h48

Nos dias 22 e 23 de fevereiro do corrente ano aconteceu em Januária o IV Seminário Institucional dos Programas Pibid e Residência Pedagógica do IFNMG. Os Programas fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). Sua finalidade é possibilitar que estudantes de cursos de licenciatura se aproximem da realidade de escolas públicas de educação básica. Os Programas atendem quase 400 acadêmicos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas, Química e Pedagogia dos campi Januária e Salinas. Os Acadêmicos recebem uma bolsa de R$700,00 para custear despesas com os estudos e incentivar a formação e permanência na docência. O IFNMG recebeu aproximadamente 6 milhões de reais durante a vigência dos Programas, o que alavanca o comércio das respectivas cidades.

O IV Seminário Institucional do Pibid e Residência Pedagógica ocorreu no campus Januária, anfitrião do evento. No dia 22/02 ocorreram oficinas, minicursos e palestra. O dia 23 foi dedicado a comunicação oral, sessão de pôster, palestra e roda de conversa com egressos dos cursos. A culminância ocorreu no dia 24 com um trabalho de campo no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Estiveram envolvidos, além de estudantes das licenciaturas, professores e professoras, coordenadores e orientadores de área, supervisores de escolas campo, envolvendo aproximadamente 500 pessoas. “Foi um momento rico de trocas de experiências e apresentação de resultados dos programas. Agradecemos o apoio da gestão do IFNMG, em especial aos diretores dos campi Januária e Salinas, que mesmo com as dificuldades orçamentárias nos ofereceu o apoio necessário para a realização do evento.

Agradecemos ainda à direção e ao corpo técnico administrativo do Campus Januária a acolhida à caravana de Salinas e aos envolvidos na realização do evento” diz o professor Josué, Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica do IFNMG e um dos organizadores do evento.

Abertura do evento

Fotopibid 9