Portal IFNMG - Instituto Federal participa ativamente da 3ª Feira Literária de Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 09h19 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 09h24

Instituto Federal participa ativamente da 3ª Feira Literária de Pirapora

O IFNMG – campus Pirapora marcou presença no 3o Festival Literário de Pirapora (FLIPI), realizado no Centro de Convenções entre 13 e 15 de abril. A instituição foi  representada por três mulheres ligadas ao campo das linguagens do IFNMG: a reitora Joaquina Nobre, homenageada no evento, a professora doutora Renata Maurício Sampaio, mediadora da roda de conversa sobre o tema “Literatura, tecnologia e redes sociais – impactos na formação de novos leitores”, e a professora doutora Bianca Magela Melo, responsável por uma oficina de poesia com jovens da cidade.

A FLIPI destacou a força das mulheres barranqueiras que dedicaram ou dedicam suas vidas à defesa dos direitos básicos muitas vezes negligenciados e desrespeitados. A reitora foi uma das 12 personalidades femininas escolhidas para receber a homenagem “Barranqueiras, sim senhor”, reconhecimento pela atuação social, política, educacional e cultural na cidade.

joaquina
Na foto: A reitora do IFNMG Joaquina Nobre recebe a homenagem da Coordenadora Geral da 3a FLIPI, Maria Vargas.

No mesmo dia da homenagem, dia 15, um produtivo sábado, a professora Renata Sampaio conduziu a conversa, em companhia de diversos escritores de Pirapora, ocasião em que compartilharam saberes e experiências relacionados aos efeitos da tecnologia na formação de novos leitores. “Foi um momento de muito aprendizado e, embora o tema divida opiniões, posto que o consumo excessivo de aplicativos e de redes socais é motivo de preocupação, torna-se urgente aliar a tecnologia às práticas de leitura, em prol do exercício do pensamento crítico e de reflexões mais profundas acerca da vida e do mundo”, enfatiza a professora Renata.

renata
Na foto: A professora doutora Renata Sampaio e a Coordenadora Geral da 3a FLIPI, Maria Vargas.

Na quinta e sexta, foi ofertada a oficina “Poesia: escrever e sentir”, sob responsabilidade da professora Bianca Magela Melo, voltada para jovens de escolas públicas de Pirapora. Com a proposta de experimentar um olhar poético por meio da presença, foram feitos exercícios de atenção, de percepção corporal e sensorial, de leitura, de escrita e, por fim, houve troca de poemas escritos pelos participantes que se prepararam para um sarau realizado como encerramento do encontro.

bianca
Na foto: Ao centro, a professora doutora Bianca Magela e os participantes da oficina “Escrever e sentir”.

Nessa perspectiva, por meio do apoio e parceria do IFNMG campus Pirapora com a FLIPI, reafirmamos nossa responsabilidade social por meio da promoção da leitura e escrita, da dedicação à cultura e da valorização da educação piraporense. Estamos ansiosos pela chegada da 4a edição da feira literária.