Portal IFNMG - Histórico do Campus Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Histórico do Campus

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 07h25 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 11h50

O Campus Pirapora foi criado através da Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a partir da integração do CEFET de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, juntamente com as Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs) de Almenara, Araçuaí, Arinos e Montes Claros. Assim, o Campus Pirapora tornou-se uma das Unidades de Ensino integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG, que é administrado, coordenado e supervisionado pela Reitoria, órgão executivo do IFNMG, localizada em Montes Claros.

O município de Pirapora, onde está situado o referido campus, é considerado polo em sua microrregião de atuação e o segundo centro de industrialização da mesorregião norte de Minas. Possui extensão territorial de 549,514 km², com uma população de 53.368 habitantes (IBGE, 2010). Considerando a sua localização e cursos oferecidos o Campus Pirapora possui perfil urbano e abrange uma microrregião com área total de 23.111,60 km² e população de 159.963 habitantes (IBGE, 2007), distribuída em 10 municípios, sendo eles: Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Lassance, Pirapora, Riachinho, Santa Fé de Minas, São Romão e Várzea da Palma.

O IFNMG - Campus Pirapora, primeira (e única) instituição educacional da esfera federal instalada na microrregião que oferece ensino regular, tem como missão promover uma educação pública de qualidade para que possa atender as demandas das cadeias produtivas, sociais e culturais locais e regionais, contribuindo para o crescimento de toda a região.

A execução da estrutura física do Campus Pirapora iniciou-se no segundo semestre de 2009 e foi concluída no segundo semestre do ano seguinte (2010), com uma área construída de 4.520 m², contendo salas administrativas, salas de aula, laboratórios de informática, enfermagem, química/biologia e física/matemática, além de ampla biblioteca, sala de multimeios, anfiteatro com 300 lugares, cantina com área de convivência, estacionamento, dentre outros ambientes necessários para propiciar o ensino-aprendizagem de seus educandos.

 Foto377Foto384

                                                     Fotos da construção do atual prédio do Campus Pirapora

Em setembro de 2010, chegaram os primeiros servidores do IFNMG - Campus Pirapora. Em seguida, todos os móveis (mesas, cadeiras, armários etc.) e equipamentos (computadores, impressoras etc.) necessários para o início das atividades letivas e administrativas. 

 1servidoreschegadaequipamentos

                                   Chegada dos servidores e equipamentos ao Campus Pirapora                      

Em 05 de outubro de 2010, o Campus iniciou suas atividades letivas, ofertando os cursos Técnicos em Informática, Administração e Edificações, nas modalidades subsequente/concomitante, atendendo um número de 120 alunos. No primeiro semestre de 2011, foram implantados os cursos técnicos em Administração e Informática, integrados ao Ensino Médio, bem como o curso técnico em Segurança do Trabalho na modalidade subsequente/concomitante, perfazendo um total de 321 alunos atendidos nos cursos técnicos. Já no segundo semestre do mesmo ano, a instituição deu início ao primeiro curso de nível superior, o bacharelado em Administração com uma turma de 40 discentes.

 1processo1matrícula

      1º Processo Seletivo do Campus Pirapora                          Matrículas dos aprovados no 1º Processo Seletivo

O Campus Pirapora foi oficialmente inaugurado no dia 29 de novembro de 2010 pelo então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto (Brasília/DF), às 10 horas, em cerimônia de apresentação do Plano Nacional de Educação 2011 – 2020 e inauguração simultânea de 25 campi das Universidades Federais e 30 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Estiveram presentes no evento o reitor do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo e o diretor geral do Campus Pirapora, professor Júlio César Pereira Braga.

inaug camp pirapora

Inauguração oficial do IFNMG - Campus Pirapora

Fim do conteúdo da página