Portal IFNMG - Evento Maio Amarelo no IFNMG Pirapora promove a conscientização sobre direção defensiva e segurança no trânsito Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 20h32 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 20h31

No mês de maio, os alunos e professores do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Pirapora, se uniram para realizar o evento Maio Amarelo. O objetivo principal foi conscientizar a comunidade sobre a importância da segurança no trânsito. Durante o evento, foram promovidas diversas atividades, incluindo palestras com representantes da Polícia Militar de Minas Gerais, Diálogos Diários de Segurança (DDS) e panfletagem na entrada do IFNMG.

A palestra realizada no dia 18 de maio às 19h teve como tema principal "Direção Defensiva" e contou com a presença de um representante da Polícia Militar de Minas Gerais Sargento César. Durante a palestra, os participantes puderam aprender sobre técnicas e práticas de direção defensiva, destacando a importância de antecipar e evitar situações de risco no trânsito. A abordagem focou em promover uma mudança de comportamento no sentido de tornar o trânsito mais seguro para todos os usuários das vias.

Além disso, nos dias 24 e 25 de maio, foram realizadas palestras do tipo "Diálogo Diário de Segurança" no horário vespertino e matutino, respectivamente. Essas palestras promoveram a reflexão e o diálogo entre os participantes sobre questões relacionadas à segurança no trânsito. Foram abordados temas como a importância do respeito às leis de trânsito, o uso correto dos equipamentos de segurança e a adoção de comportamentos responsáveis ao conduzir veículos. Os estudantes e professores envolvidos no evento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre segurança no trânsito, fortalecendo a conscientização entre os participantes.

Outra ação relevante do evento foi a panfletagem realizada na entrada do IFNMG. Os colaboradores/apoiadores se destacaram por sua participação ativa na distribuição de materiais educativos sobre segurança no trânsito. Essa ação teve como objetivo alcançar não apenas a comunidade acadêmica, mas também os visitantes e a população em geral, disseminando informações importantes e incentivando a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

O evento Maio Amarelo no IFNMG Pirapora representou uma iniciativa significativa e de grande importância para a conscientização sobre segurança no trânsito. A união dos alunos e professores do curso técnico em segurança do trabalho demonstrou o comprometimento e a responsabilidade da instituição em formar cidadãos conscientes e engajados na promoção de um trânsito mais seguro. “Para o Diretor-Geral, Prof. Wallace Trindade, o evento Maio Amarelo, possui extrema relevância, uma vez que está associado à missão institucional e ao objetivo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, tanto no que diz respeito a proteção a vidas como na junção da teoria vivenciada em sala de aulas como as atividades práticas cotidianas”.

Nesse sentido, o IFNMG e a organização do evento gostariam de expressar seus agradecimentos aos colaboradores/apoiadores: Polícia Militar e Polícia Cívil de Minas Gerais, Guarda Municipal de Pirapora, Auto Socorro Pirapora, SEST SENAT, DER MG, Concreto MAIS, GÁS MAIS, WAMAG, QUEIROZ SEGUROS, Quentinha dos Meninos e Loja Ebenézer pela participação e contribuição valiosas no evento Maio Amarelo. O envolvimento e o apoio de todos foram fundamentais para o sucesso do evento e para a disseminação de informações que podem salvar vidas no trânsito.