Portal IFNMG - Eventos e ações marcam a Semana do Meio Ambiente no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Eventos e ações marcam a Semana do Meio Ambiente no IFNMG

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 09h43 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2017, 10h13
O IFNMG-Campus Salinas, realizou no último sábado, dia 03/06, um evento na Praça do Mercado Municipal de Salinas, resultado do projeto “Meio ambiente: preservação ambiental, um compromisso com a vida”
imagem sem descrição.

Comemorado no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa promover uma reflexão sobre assuntos relacionados à preservação do meio ambiente.

Neste ano, a ONU propôs estimular a conexão das pessoas com a natureza, a fim de fomentar sua proteção. E é com esse mesmo objetivo que o IFNMG também está desenvolvendo eventos e atividades que discutem as causas da degradação ambiental, bem como as práticas sustentáveis que podem ser estimuladas.

IFNMG-Campus Teófilo Otoni

Desde segunda-feira, dia 05, o IFNMG-Campus Teófilo Otoni deu início a sua I Semana do Meio Ambiente. Informações sobre compostagem e produção de mudas foram transmitidas à população na Praça Tiradentes.

Palestras, oficinas e teatro sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos são as atividades que compõem a programação desta terça-feira, dia 06, a partir das 13h30. Nessa quarta-feira, dia 07, às 13h30, será ministrada pelo professor Gustavo Henrique Silva de Souza a palestra “Como empreender na área ambiental”. Às 15h30, haverá a palestra “Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental”. Na quinta-feira, último dia do evento, ocorrerá no Campus da UFVJM, em Teófilo Otoni, o “I Seminário Construindo Experiências Agroecológicas no Vale do Mucuri”.

Clique aqui para acessar a programação.

IFNMG-Campus Januária

Nos dias 07 e 08 de junho, o Campus Januária realiza sua Semana do Meio Ambiente com o tema “Sustentabilidade e recuperação se faz com atitudes e ações”. Estão programadas, na parte da manhã, as seguintes palestras nessa quarta-feira: “Importância das unidades de conservação”, “Incêndios florestais e o papel do Previncêndio”, “Refúgio de vida silvestre do rio Pandeiros: quais as potencialidades, desafios e ações para a conservação desse ecossistema”.

À tarde, haverá as oficinas de produção de mudas do cerrado, plantas medicinais, compostagem, hortas suspensas, meliponicultura criação de abelhas nativas e cadastro ambiental rural. Na quinta-feira, haverá uma vitrine de projetos. Na ocasião, serão apresentados os projetos desenvolvidos por alunos e professores.

Clique aqui para acessar a programação.

IFNMG-Campus Montes Claros

Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Campus Montes Claros sediará uma palestra do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a respeito da fauna nacional, tratando das principais espécies encontradas regionalmente, tráfico de animais e trabalho dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

A palestra será realizada no auditório do Campus na quinta-feira, dia 8 de junho, às 13h30 e está aberta aos estudantes do ensino médio, técnico e superior.

IFNMG-Campus Diamantina

As atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, no Campus Diamantina, iniciaram no último sábado, dia 27/05, com os professores e alunos realizando atividades na área de Proteção Ambiental do Campus. Os participantes da ação conheceram a unidade de conservação percorrendo as trilhas e estudando os aspectos da vegetação local.

Além do levantamento da flora, os alunos iniciaram trabalho de monitoramento da fauna local, que se estendeu até o dia 02/05.  Novas ações em comemoração à semana do Meio Ambiente estão previstas para ocorrer na semana entre os dias 05 a 08 de junho, com apresentação de vídeos ecológicos, exposição de trabalhos e distribuição de mudas da flora brasileira.

Segundo o coordenador do curso de Meio Ambiente, Professor Emerson Delano Lopes, essas ações permitem a melhor formação dos alunos, revertendo seus conhecimentos em ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.

IFNMG-Campus Salinas

O IFNMG-Campus Salinas, realizou no último sábado, dia 03 de junho, um evento na Praça do Mercado Municipal de Salinas, resultado do projeto “Meio ambiente: preservação ambiental, um compromisso com a vida”.
Organizado por alunos e professores do curso de Engenharia Florestal, o evento foi marcado pela parceria do IFNMG-Campus Salinas com o Grupo Salinas mais Verde, com a Construtora Ferretti e com a Paróquia Santo Antônio.

Houve distribuição de mudas e sementes e orientações sobre plantio e compostagem. A poesia também ditou o ritmo da ação. Sob a coordenação da professora Mara Denise, alunos declamaram poesias e cantaram tendo como tema a preservação do meio ambiente.