Portal IFNMG - Diretor do IFNMG-Campus Teófilo Otoni é homenageado pelo seu compromisso com a educação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h24 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 16h06

Não é qualquer pessoa que recebe a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento do Professor Celso Ferreira da Cunha, Patrono da Cultura em Teófilo Otoni-MG, conforme Lei nº 5.522, de 27 de dezembro de 2005. A homenagem é concedida a pessoas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e educacional da região do Vale do Mucuri. Foi por esse motivo que o professor Renildo Ismael Félix da Costa, diretor-geral do IFNMG-Campus Teófilo Otoni foi agraciado com a honraria.

Professor Renildo IFNMG

O professor é um dos responsáveis pela implantação e pela consolidação do Instituto na cidade. Conhece Teófilo Otoni desde os anos 2000, pois passava pelo município para cursar a pós-graduação em Lavras, Sul de Minas. “Passei a ter informações de que a cidade era referência na comercialização de gemas e joias e na produção de plantas ornamentais quando iniciávamos um trabalho ainda no Campus Januária com a SECTES/MG para a implantação dos Polos de Inovação em Minas Gerais”, disse o diretor.

E foi a partir da expansão do IFNMG que o diretor intensificou a busca por informações sobre Teófilo Otoni. “Rapidamente foi possível perceber os contrastes entre a vasta riqueza de sua história e ao mesmo tempo os grandes desafios e as oportunidades do presente, que me abriram o olhar para um novo momento”.

Responsabilidade social

Diante desse cenário, Renildo Ismael não mediu esforços para incentivar e concretizar a implantação do IFNMG em Teófilo Otoni. Em 2014, o Instituto, que já vinha transformando vidas em cidades dos interiores mineiros, passou a transformar a história dos moradores de uma das principais cidades do Vale do Mucuri. “Há três anos em Teófilo Otoni, só aumenta minha admiração pela cidade, por seu povo e por sua história. O nosso desejo de contribuir com o seu crescimento se reafirma a cada dia”, destaca o diretor.

Sobre a emoção em ter recebido a homenagem, Renildo Ismael não poupou palavras para agradecer: “Foi muito gratificante receber a notícia de minha indicação para recebimento da honraria, através da iniciativa da Academia de Letras de Teófilo Otoni e do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Vale ressaltar a grande admiração ao nome que inspirou esse prêmio, o professor Celso Ferreira da Cunha, homem de reconhecida capacidade intelectual que dedicou sua vida para a promoção da educação e cultura de nosso país, tanto no magistério quanto no desempenho de cargos públicos. Inspirando-se na história, é emocionante saber que, ao aceitar o compromisso de implantar um campus do IFNMG na região do Mucuri, nosso nome se associa a personagens históricos que combateram adversidades de diferentes naturezas para defender a proposta de uma educação pública transformadora, propulsora da autonomia de nossos jovens e comprometida com o desenvolvimento dos nossos vales. Nesse sentido, compartilho essa homenagem com nosso reitor, professor José Ricardo, que nos confiou essa missão de ampliar as fronteiras do IFNMG, atendendo aos anseios do Vale do Mucuri”.