Portal IFNMG - IFNMG marca presença no 2º Fórum Mineiro da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG marca presença no 2º Fórum Mineiro da Rede Federal

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 07h43 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 14h19
imagem sem descrição.

Comitiva composta por nove servidores de diferentes áreas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) participam desta quarta (07/06) até a próxima sexta-feira (09/06) da segunda edição do Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que está sendo realizado em Belo Horizonte com organização do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e apoio do Cefet-MG.

Além do IFNMG, do IFMG e do Cefet, também participam do encontro servidores dos Institutos Federal do Triângulo Mineiro, do Sul de Minas e do Sudeste de Minas. Durante o evento, haverá momentos de reunião de todos os participantes, como a solenidade de abertura, e também reuniões de grupos de trabalhos de oito temáticas distintas para compartilhar soluções, promover parcerias e apontar para todo o Fórum um documento com encaminhamentos para cada setor. O IFNMG conta com representantes nas áreas de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Extensão; Ensino; Comunicação; Assistência Estudantil e Pesquisa e Pós-Graduação.

Nos mesmos dias do Fórum também está sendo realizada reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com presença de reitores de instituições de todo o Brasil, incluindo o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.

Articulação para fortalecimento do Ensino Médio

abertura forum1A mesa de abertura do Fórum foi composta pelas seguintes autoridades (da esquerda para a direita): presidente do Conif e Reitor do IFMA, professor Francisco Brandão, reitor do IFSulMG, professor Marcelo Bregagnoli, reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, diretor-geral do Cefet-MG, Flávio Antônio dos Santos, reitor do IFSudesteMG, professor Charles Okama de Souza , reitor do IFTM, professor Roberto Gil Rodrigues e o palestrante da noite, Aléssio Trindade Barros, ex-secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação e atual secretário de estado de educação da Paraíba.

abertura forum3Em sua palestra, o professor Aléssio tratou da necessidade de se pensar em políticas e ações articuladas dos Institutos Federais com os estados e municípios para fortalecer o ensino médio das escolas estaduais, que hoje contam com mais de 80% dos jovens que estão no ensino médio mas convivem com uma evasão que, nos três anos, passa de 30%. “Nos nossos Institutos temos que criar articulações, abrir nossas portas, superar resistências, engajar o corpo docente e fazer de fato relações com a comunidade e com o setor produtivo”, destacou Aléssio.

abertura forum4