Portal IFNMG - Moçambicanas vivenciam capacitação nas áreas de Agricultura e Mecanização Agrária no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Moçambicanas vivenciam capacitação nas áreas de Agricultura e Mecanização Agrária no IFNMG

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 17h55 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 21h14
Linda, Matilde, Telma e Rosa estão conhecendo os campi do IFNMG e realizando atividades nas áreas de Agricultura e Mecanização Agrária. Elas retornam para Moçambique em dezembro
imagem sem descrição.

Uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) com a República de Moçambique possibilitou que cerca de 30 profissionais moçambicanos passassem um período no Brasil. O objetivo é promover a capacitação, nas áreas de Agricultura e Mecanização Agrária,  de professores das Instituições do Ensino Técnico de Moçambique.

Só o IFNMG recebeu quatro moçambicanas: Linda Sagrada Miguel Nicaiapa, de 31 anos, formada em Agronomia; Matilde Muianga, de 27 anos, licenciada em Engenharia Agrícola; Telma Andrade Chilaule, 27 anos, formada em Engenharia Agropecuária/ opção produção vegetal; e Rosa Ernesto Munguambe, de 27 anos, licenciada em Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural. Elas chegaram no dia 30 de outubro e vão ficar até o dia 08 de dezembro deste ano.

Conversamos com uma das intercambistas, a Linda Sagrada Miguel Nicaiapa, que teve a oportunidade de conhecer, além de Almenara, Araçuaí e Januária, outras cidades no Brasil, como Bambuí, São João Evangelista, Pouso Alegre, Guaxupé, Poço de Caldas, Belo Horizonte, Diamantina, Jequitinhonha, Rubim e Itaobim.

Para Linda, o intercâmbio está sendo importante "para ver de perto as vivências agrárias. Isso nós levaremos para Moçambique", afirma Linda, que é professora em uma escola técnico-profissional. As experiência vivenciadas aqui no Brasil serão aproveitadas em Moçambique, conforme prevê a parceria. Por isso, no final do curso, para além da consolidação de seus conhecimentos, baseada na ligação da teoria à prática, os professores deverão demonstrar habilidades necessárias e suficientes para o uso de todo equipamento de treinamento existente nas diversas instituições de formação técnica da área de Agricultura, Mecanização Agrária e Agroprocessamento.

Fim do conteúdo da página