Portal IFNMG - Oito acadêmicos do IFNMG poderão estudar em Portugal; inscrições para o processo seletivo começam no dia 25 de abril Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h17 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h49

Morar no exterior e conhecer outras culturas por meio de uma bolsa de intercâmbio acadêmico é o sonho de praticamente todo estudante. No IFNMG, vários alunos já viveram essa experiência. Agora, mais oito acadêmicos também terão essa oportunidade. O Instituto divulgou hoje o Edital nº 134/2018, que está regendo o processo seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional.

Serão oferecidas seis vagas pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e duas vagas pelo Instituto Politécnico de Santarém (IPS), todas em Portugal, para a realização do intercâmbio por um semestre letivo, de setembro de 2018 a fevereiro de 2019. Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos Januária, Montes Claros, Pirapora ofertarão uma vaga cada um, e o Campus Salinas ofertará duas vagas.

Os estudantes selecionados para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional terão custeadas as passagens aéreas de ida e volta e contarão com um auxílio financeiro do IFNMG destinado a: acomodação, alimentação, seguro-saúde obrigatório e bolsa-auxílio mobilidade acadêmica internacional de € 300 (trezentos) euros mensais por meio do seu respectivo Campus.

Todo o processo seletivo está sendo organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais do IFNMG (Crinter) em conformidade com o Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica (PIMA).

Quem pode se inscrever?

Podem participar do processo seletivo acadêmicos de cursos de graduação do IFNMG dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. Além disso, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

I - estar regularmente matriculado em curso de graduação do IFNMG;
II - ter Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou superior a 65% (sessenta cinco por cento);
III - não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada, no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq, e não ter sido contemplado com bolsa do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da Rede Federal de Ensino;
IV - não ter tido nenhuma experiência acadêmica internacional;
V - ser maior de 18 anos;
VI - ter cursado, no mínimo, 30% (trinta por cento) e, no máximo, 80% (oitenta por cento) do período de integralização do curso, conforme especifica o Edital nº 134/2018.

Além disso, os estudantes do IFNMG selecionados para Mobilidade Acadêmica Internacional no IPB deverão cursar disciplinas e poderão realizar estágio profissional, de acordo com a disponibilidade ofertada pelo IPB. Os interessados deverão acessar o site do IPB ( http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/ ) para consultar os cursos existentes e sua equivalência com o curso de graduação de origem no IFNMG.

Já os estudantes selecionados para Mobilidade Acadêmica Internacional no IPS deverão cursar disciplinas e poderão realizar estágio profissional, de acordo com a disponibilidade ofertada pelo IPS. Os interessados deverão acessar o site do IPS (http://www.ipsantarem.pt/pt/home/) para consultar os cursos existentes e sua equivalência com o curso de graduação de origem no IFNMG. Ressalta-se que os seguintes cursos não são compatíveis com a oferta formativa do IPS: Tecnólogo em Produção de Grãos, Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Química, Bacharelado em Engenharia Florestal, Bacharelado em Medicina Veterinária, Tecnólogo em Produção de Cachaça.

Como se inscrever?

Os estudantes interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional deverão realizar suas inscrições de 25/04/2018 a 25/05/2018, entregando, no ato da inscrição, toda a documentação especificada no Edital.

A documentação necessária para a inscrição consta dos seguintes instrumentos:

I - ficha de candidatura devidamente preenchida (Anexo I do Edital nº 134/2018);
II - comprovante de matrícula atualizado (fornecido pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos campi);
III - Histórico Acadêmico, com o Coeficiente de Rendimento (CR) calculado, emitido pelo Registro Acadêmico do campus;
IV - Currículo Lattes atualizado nos últimos seis meses;
V - Ficha de orientação devidamente preenchido, com o auxílio do professor orientador e carta de recomendação assinada pelo futuro professor orientador (Anexo III do Edital nº 134/2018));
VI - Cópia de documento de identificação oficial com foto.
VII - A documentação deverá ser entregue encadernada em envelope lacrado e identificado ao setor de protocolo do campus.

A inscrição deverá ser realizada, de segunda a sexta-feira, de acordo com os horários de funcionamento do Setor de Protocolo dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas do IFNMG.

Avaliação e seleção

O processo seletivo utilizará os seguintes instrumentos de avaliação: análise da documentação e homologação das inscrições – eliminatório; avaliação do Currículo Lattes do candidato – classificatório; avaliação do rendimento do aluno – classificatório:

A classificação será obtida a partir do somatório dos pontos da avaliação do Currículo Lattes e do rendimento dos candidatos . Os candidatos competirão pelas vagas, entre si, dentro de seu próprio Campus de origem, com classificação definida por Campus. Os candidatos selecionados para a mobilidade acadêmica internacional já classificados por Campus serão reclassificados por ordem de pontuação no somatório geral para a escolha entre as duas instituições de destino em Portugal.

Veja o cronograma:

Leia todo o Edital nº 134/2018. Clique aqui para acessá-lo.