Portal IFNMG - Manifesto em defesa de uma educação democrática Ir direto para menu de acessibilidade.

Manifesto em defesa de uma educação democrática

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 20h37 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 08h08

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), considerando o preocupante cenário político atual, vem expressar, a toda sociedade, especialmente à comunidade do IFNMG, estudantes, técnico-administrativos, docentes, trabalhadores terceirizados, familiares e parceiros de instituições públicas e privadas, sua defesa incondicional da educação pública, gratuita e de qualidade, fundamental para construção de um país com justiça e equidade social.

Partilhamos da indignação manifestada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), diante da “propagação e o incentivo à violência (física e simbólica), à banalização da vida, à xenofobia, ao autoritarismo, à intimidação, ao desrespeito às diferenças, à discriminação e ao ódio de classe, ao menosprezo pelos direitos humanos e à apologia a práticas de silenciamento e de cerceamento das liberdades individuais, que, de maneira alguma, dialogam com os valores de uma democracia e, muito menos, corroboram com nosso ideal de educação libertadora e de formação cidadã para a promoção da paz, para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade”.

Reafirmamos que o IFNMG é uma instituição comprometida com a educação pluralista, laica, inclusiva, orientada para a defesa da diversidade e de valores democráticos da República Federativa Brasileira. Nesse sentido, o investimento nos Institutos Federais contribui para fortalecer e consolidar os princípios da Constituição Cidadã promulgada em 1988. Assim, é fundamental que seja revogada a Emenda Constitucional 95 que limita os investimentos públicos em educação, saúde e demais direitos sociais, bem como os ataques aos direitos trabalhistas e aos serviços públicos.

Enfatizamos o relevante papel que a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem na interiorização e democratização do acesso ao ensino técnico e superior. Destacamos que o IFNMG atende 44,5% do território mineiro, no Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões historicamente alijadas de oportunidades educacionais.

Por fim, reiteramos que somos favoráveis de que as propostas possam ser debatidas, discutidas, elaboradas coletivamente e que defendam e fortaleçam a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade como direito de todos e dever do Estado.

80ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFNMG

Montes Claros, 24 de outubro de 2018