Portal IFNMG - Alegria e emoção marcaram a formatura dos alunos do curso de Agricultor Orgânico do Campus Avançado Porteirinha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 17h43 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08

No dia 29 de março de 2019, ocorreu a cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada – Agricultor Orgânico. O curso foi ofertado pelo Instituto Federal do Norte de Minas, Campus Avançado Porteirinha, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – FETAEMG e Prefeitura de Porteirinha. Foi uma noite de muita alegria e emoção para todos que marcaram presença no Salão do Sindicato, local onde ocorreu o evento.

Componentes da mesa de honra

Estiveram presentes e compuseram a mesa de honra, o Diretor do Campus Avançado Porteirinha, Professor Pedro Paulo Pereira Brito, o Vice-prefeito de Porteirinha, Elton Mendes, a Coordenadora Adjunta do Pronatec – Bolsa Formação do Campus Avançado Porteirinha, Rozaine Rosa Carvalho, o Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Nilton César de Oliveira e o Secretário de Educação, Cultura e Formação, também do Sindicato, Edson Lucas Quintiliano, além da Secretária Municipal de Educação, Maria Stela Martins Gomes, do Professor do Curso, José Marcos Oliveira Flôres e da Diretora Regional da FETAEMG, Sandra Rosa de Medeiros.

Na oportunidade, o Diretor do Campus Porteirinha, Professor Pedro Paulo, parabenizou os formandos e agradeceu as instituições parceiras, além de destacar o esforço e a dedicação de todos para que a oferta desse curso se concretizasse.

55931051 2110349195667549 8888012593722032128 o

O Diretor Pedro Paulo ao lado de servidores do IFNMG - Campus Avançado Porteirinha e representantes de instituições parceiras

Para o Diretor, “esse momento foi importante, porque de maneira semelhante a parábola do semeador, nós podemos comparar todo o trabalho que foi desenvolvido como um trabalho que visa, ao final, a multiplicação. E nós sabemos que todo o esforço feito pelos diversos parceiros, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, A FETAEMG e a Prefeitura de Porteirinha, com o Instituto Federal, Campus Avançado Porteirinha, no sentido de semear conhecimentos, trocar informações técnicas e práticas com os alunos, todo esse trabalho é semelhante ao da semeadura citado na parábola”. Ainda segundo o Diretor, “no momento em que se pensou em implantar esse curso, sabíamos que nem todas as sementes germinariam, nem todos que começaram a fazer o curso terminariam, e da mesma maneira que a parábola, algumas sementes foram lançadas, mas ficaram pelo caminho. Mas tivemos um grupo muito bom que, mesmo em meio a muitas dificuldades, permaneceram, germinaram e hoje estão colhendo os frutos. E a partir de hoje, o que esperamos desse grupo é que continuem, que multipliquem seus conhecimentos, que possam aperfeiçoar cada vez mais e colher novos frutos. Seja idoso, adolescente, agricultor, dona de casa, professor, dentre outros, que resolveram aprender um pouco mais sobre agricultura orgânica, quero parabenizá-los pelo sucesso, pelo sacrifício, pelo respeito e alegria com que seguiram durante o curso até esse momento de culminância.”

hhhh

Dona Detinha recebendo seu certificado

De forma a corroborar as palavras do Diretor, merece destaque o depoimento da aluna Maria Ildete Batista, carinhosamente chamada pelos colegas de Dona Detinha, que nunca imaginava que, beirando os 70 anos, pudesse aprender tantas coisas novas, principalmente relacionadas à tecnologia. A senhora, que antes não sabia manusear um computador, hoje consegue manejá-lo, consegue fazer buscas na internet e muitas outras coisas, graças às aulas de informática ofertadas durante o curso.

Concluintes com seus certificados de conclusão de curso

No decorrer da cerimônia, os alunos receberam seus certificados de conclusão de curso e ao final do evento, foi servido um jantar, que foi partilhado pelos convidados de honra, além dos amigos e familiares dos concluintes.

Histórias de superação como as de Dona Detinha, além dos esforços dos servidores e de instituições parceiras, é que fazem com que o Campus Avançado Porteirinha continue a crescer e a manter seu compromisso de ofertar educação gratuita e de qualidade para os cidadãos porteirinhenses e das cidades circunvizinhas.

Para conferir mais fotos do evento, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do IFNMG - Campus Avançado Porteirinha